Sedur autua trio da banda Pagod’art por excesso de peso durante o Furdunço

Sedur autua trio da banda Pagod’art por excesso de peso durante o Furdunço após vistoria técnica apontar risco à segurança, superlotação no trio elétrico

Por Laraelen Oliveira.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) autuou, na tarde deste sábado (7),  a produtora responsável e o proprietário do trio elétrico da banda Pagod’art por excesso de peso durante o desfile no Furdunço, em Salvador. A irregularidade comprometeu a estabilidade do veículo e levou à interrupção do percurso.

Antes de ir para a avenida, todos os trios elétricos precisam passar por vistorias técnicas que avaliam estrutura, peso máximo permitido e condições de segurança/Foto: Raissa Gomes/Aratu On

Vistoria técnica aponta risco à segurança e interrompe desfile no circuito

Uma vistoria técnica realizada de forma integrada pela Sedur, Defesa Civil, Transalvador, Saltur e Corpo de Bombeiros identificou superlotação no trio, o que provocou o tombamento da carroceria frontal. De acordo com o relatório técnico, o excesso de peso representa risco à segurança do veículo e colocava em perigo artistas, trabalhadores e o público que acompanhava o desfile.

A atuação integrada entre órgãos municipais faz parte do protocolo de grandes eventos para reduzir riscos e prevenir acidentes durante a festa/ Foto: Leitor/Aratu On 

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sosthenes Macêdo, destacou que a medida foi necessária para preservar a integridade física de todos os envolvidos. “Fomos obrigados a agir para proteger todos os envolvidos. Nossa prioridade é garantir a alegria, mas, sobretudo, a segurança durante os eventos”, afirmou.

A autuação teve como base o Artigo 132, Inciso II, do Código de Polícia Administrativa Municipal (Lei nº 5.503/1999), que prevê sanções em casos de falhas técnicas ou operacionais que coloquem em risco a segurança da população em eventos públicos.

Pagod’art lança música no Carnaval que homenageia Silvio Santos

A banda Pagod’art lançou, nesta sexta-feira (6), o clipe da música “Posso Perguntar?”, aposta do grupo para o Carnaval 2026. Disponível nas plataformas digitais, a canção presta uma homenagem bem-humorada a Silvio Santos, comunicador, apresentador e fundador do SBT.

Com muita irreverência, a música faz referência a frases clássicas eternizadas por Silvio Santos, apostando em uma batida envolvente, letra divertida e uma coreografia marcante. Os elementos reforçam a identidade popular do Pagod’art e uma das principais marcas do vocalista Flavinho, conhecido pelo carisma e pela forte conexão com o público.

O pagode baiano segue como uma das grandes forças do Carnaval de Salvador, arrastando multidões e mantendo forte conexão com o público popular/Foto: Divulgação

A homenagem conquistou até a aprovação da família Abravanel. Patrícia Abravanel, filha do apresentador, elogiou publicamente a música e a proposta da banda. Durante o Programa Silvio Santos, exibido pelo SBT, a apresentadora parabenizou Flavinho e declarou que gostou bastante da canção e da iniciativa, dando ainda mais força ao lançamento.

“Noivas da Alegria” levam homenagem a Santo Antônio para a avenida

Entre os grupos presentes estava o bloquinho “As Noivas da Alegria”, liderado pela foliã Jaciara Arandiba. Em entrevista à repórter Ananda Costa, do Aratu On, ela explicou que o bloco é uma homenagem a Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. “As mulheres estão precisando casar, mas está difícil!”, brincou.

A proposta do grupo é unir cultura e esporte no Carnaval, com o uso de um equipamento alegórico que remete a um bungee jump, chamando atenção pela criatividade e irreverência.

Blocos temáticos e irreverentes reforçam o caráter democrático do Carnaval, onde humor, fé e crítica social dividem o mesmo espaço na avenida/Foto: Ananda Costa/Aratu On

Fantasias criativas roubam a cena no Furdunço

Além da música e dos blocos, o Furdunço também se destacou pelas fantasias escolhidas pelos foliões. Quem ainda não definiu o figurino para o pré-Carnaval ou para os dias oficiais da folia pôde se inspirar nas produções vistas neste sábado. Os participantes não prometeram nada, mas entregaram tudo em criatividade, ousadia e animação.

Leia também: Casado, folião brinca que está em busca de amor no Furdunço: 'Ela me liberou'

Leia também: Furdunço em imagens: veja fotos do primeiro dia de pré-Carnaval em Salvador

Leia também: Mostre seus conhecimentos sobre Carnaval de Salvador no jogo do Aratu Folia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.