O Samba Nasceu Aqui: confira a marca do Carnaval de Salvador em 2026
Tema do Carnaval de Salvador é 'O Samba Nasceu Aqui'; identidade visual foi apresentada nesta segunda-feira (26)
Por Juana Castro.
A marca oficial do Carnaval de Salvador 2026 foi apresentada nesta segunda-feira (26). Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a identidade visual da festa homenageia os 110 anos do primeiro registro do gênero musical e destaca a origem afro-baiana do ritmo, reconhecendo a contribuição histórica da primeira capital do Brasil para a construção de um dos principais símbolos da música do país.

O samba começou a se desenvolver no fim do século XIX, a partir da influência de diferentes matrizes culturais, e teve seu primeiro registro fonográfico em 1916. A música Pelo Telefone, depositada na Biblioteca Nacional, foi composta em uma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 levando consigo tradições do samba de roda da Bahia.
Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Salvador, o gênero também simboliza a abertura oficial do Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande), tradicionalmente na quinta-feira da folia, com a presença dos blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir.
+ Fuzuê e Furdunço têm datas invertidas no pré-Carnaval; veja programação
Conceito e criação da marca
Inspirada nos instrumentos que caracterizam o samba, a proposta da logomarca reúne cores vibrantes, tipografia orgânica e elementos gráficos que remetem à musicalidade e à ancestralidade do ritmo.
De acordo com a secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal, a construção da marca partiu da importância histórica do samba e da forte identificação do gênero com a cidade. O processo incluiu a definição de um briefing voltado para a valorização dos símbolos do ritmo e de sua trajetória.
O diretor de criação da BTS Comunicação, Alisson Percontini, responsável pelo projeto, explica que a identidade visual foi desenvolvida a partir de pesquisa e imersão histórica. Instrumentos como pandeiro, viola, cavaquinho, atabaque e reco-reco orientaram a criação, com destaque para o pandeiro como elemento central da composição.
As cores da marca fazem referência às vestimentas tradicionais do samba de roda do Recôncavo Baiano, com influência afro-brasileira, estampas marcantes e sensação de movimento. A tipografia apresenta formas arredondadas e curvas inspiradas nos próprios instrumentos musicais.
Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, trazer o samba como tema do Carnaval reafirma o papel de Salvador no nascimento do gênero e reforça a ligação histórica da cidade com essa manifestação cultural.

Comunicação visual do Carnaval
Além da marca, a Prefeitura também desenvolveu a comunicação visual que irá ambientar a cidade durante a folia. As peças têm a função de criar o clima do Carnaval e, ao mesmo tempo, orientar o público sobre serviços municipais, como postos de saúde, pontos de observação dos trios elétricos e demais estruturas de apoio.
A diretora de Propaganda e Publicidade da Prefeitura, Lília Lopes, destaca que a comunicação visual também é utilizada para informar a população sobre a estrutura do evento, o número de profissionais envolvidos e a geração de emprego e renda, além de veicular campanhas educativas relacionadas à mobilidade urbana, proteção de crianças e combate ao assédio e à importunação sexual.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).