MP identifica irregularidades em plataforma de ambulantes na Barra
Irregularidades na plataforma no circuito Barra-Ondina foram identificadas após novas vistorias
Por Da Redação.
Irregularidades relacionadas à acessibilidade e sinalização foram encontradas durante uma vistoria realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) neste sábado (1º), na plataforma de ambulantes instalada entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra, no circuito Dodô.
Engenheiros da Central de Apoio Técnico (Ceat) identificaram problemas como piso desgastado e desnivelado, sinalização inadequada da escadaria, inclinação excessiva das escadas e pregos aparentes em alguns trechos da estrutura. Além disso, verificou-se que algumas bases de apoio estão fixadas em blocos de madeira já deformados.
A inspeção foi conduzida pelas promotoras de Justiça Rita Tourinho e Karyne Macêdo Lima. "Viemos verificar as condições da plataforma. Estamos ainda no terceiro dia de Carnaval e a estrutura já aparenta estar deteriorada. Vamos pedir ao Município cópia da planilha orçamentária, acompanhada do projeto da estrutura, para verificar se as especificações do contrato correspondem efetivamente à realizada", afirmou Rita Tourinho. A promotora destacou que problemas, já sinalizados em 2024 e também neste ano, voltaram a ocorrer, como a instabilidade do piso e o uso de pregos. "São situações que vão nos levar a oficiar o Município para que forneça informações quanto às fiscalizações realizadas", complementou.
Problemas já sinalizados anteriormente
As irregularidades identificadas neste sábado já haviam sido apontadas em um relatório técnico encaminhado pelo MP-BA à Prefeitura no último dia 19 de fevereiro. No final de janeiro, o Ministério Público, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizou uma inspeção prévia na plataforma, que ainda não estava completamente montada.
A vistoria deste sábado teve como objetivo verificar as condições gerais da estrutura, incluindo a manutenção e preservação dos equipamentos e materiais utilizados, além de checar se as falhas anteriormente apontadas haviam sido corrigidas.
LEIA MAIS: Após anos de esvaziamento, Campo Grande foi revitalizado, diz Saltur
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).