Ministro da Saúde ressalta importância da prevenção de doenças no Carnaval
Padilha destacou a importância da prevenção, com uso de preservativo e ainda, ressaltou vacinação contra hepatites A e B e HPV
Por Da redação.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em um camarote no Carnaval de Salvador na noite deste sábado (14) e destacou a importância de a população se proteger contra infecções sexualmente transmissíveis neste Carnaval e durante todo o ano. Alinhado às ações de conscientização, a pasta federal amplia o acesso aos preservativos e aos testes rápidos em todo o país.

“O Carnaval para o Ministério da Saúde é uma época de muito trabalho, porque para ter segurança na folia a gente bota o SAMU pra funcionar, os hospitais, o posto de atendimento médico. A gente acompanha tudo isso, em parceria com os estados e os municípios”, afirmou.
Padilha, que esteve em Recife na manhã de hoje e embarca para o Rio de Janeiro neste domingo (15), destacou a importância da prevenção, com uso de preservativo e ainda, ressaltou vacinação contra hepatites A e B e HPV, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que pode ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco de transmissão do HIV.
“Estamos vacinando o pessoal contra o sarampo, que explodiu lá na América do Norte, na Europa. A gente não quer trazer o sarampo aqui para o Brasil”, completou o ministro, reforçando a necessidade de que o folião cuide da saúde também no Carnaval, para viver outros carnavais.
Lula em Salvador
"Lula veio se divertir. Lula veio ver o Carnaval da Bahia como presidente", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues ao jornalista João Tramm, do Aratu On. Neste sábado (14), ele recebeu o presidente como convidado de honra no camarote do governo, no Campo Grande, em Salvador.

"A recepção pra Lula foi muito bonita. A alegria... Foi assim com todos os blocos, e com BaianaSystem foi a consagração", continuou o gestor. Segundo ele, o povo na rua apresentou ao chefe do Executivo "a verdadeira Bahia: de paz, de tranquilidade e de muito amor".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).