Grupo carnavalesco recorre à Comissão de Cultura da Câmara e fala em prejuízo "incalculável" com enfraquecimento do circuito Barra-Ondina
Os representantes da entidade se reuniram com o presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores, Silvio Humberto (PSB)
O grupo SOS Carnaval protestou na última terça-feira (14/6) sobre a possibilidade de mudanças no circuito Barra-Ondina, proposta pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), que levaria os trios elétricos e camarotes para a Boca do Rio. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), afirmou que a Prefeitura analisa a mudança e que a chance de isto acontecer é real.
Os representantes da entidade se reuniram com o presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores, Silvio Humberto (PSB). Para eles, a alteração vai causar prejuízos à economia da região, sobretudo ao comércio e aos moradores que alugam os imóveis durante a folia momesca.
“Para nós, donos de bares, restaurantes, pousadas e outros tipos de comércio, o impacto é incalculável. A receita que o carnaval gera é por muitas vezes superior ao que faturamos durante boa parte do ano. Retirar essa possibilidade de ganhos, é promover falências e demissões em massa”, aponta Marco Schoneborn, em conteúdo enviado pela assessoria de imprensa de Silvio Humberto.
Segundo o empresáiro Maurício Laikenickas, moradores que, tradicionalmente, alugam seus apartamentos, estão temerosos com a mudança. “Centenas de moradores alugam suas casas e apartamentos no período da folia para garantir uma renda extra. Não podemos esquecer que estamos saindo de uma pandemia, portanto, a possibilidade de colocar seu imóvel para alugar se tornou a esperança de muitos para ajustar as contas”, sinalizou.
Diante deste cenário, Silvio Humberto propôs uma audiência pública para analisar o tema. “Vamos protocolar o pedido de uma audiência para juntos e juntas discutirmos essa pauta, visto que não podemos aceitar que uma decisão dessa magnitude deixe de envolver as partes mais impactadas”, apontou.
O posicionamento do parlamentar comunga com o do presidente da Câmara, Geraldo Jr. (MDB), que assegurou que qualquer mudança no circuito precisa passar, necessariamente, por discussões na Casa.
De acordo com a secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da cidade, Andrea Mendonça, a proposta do Comcar é que o novo circuito se estendesse das imediações do Parque dos Ventos até o início da Avenida Pinto de Aguiar. Ela ainda prometeu que todos os setores envolvidos na concepção da festa participarão do processo de análise.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!