Prefeitura garante diálogo com envolvidos no Carnaval para analisar mudança dos trios da Barra para a Boca do Rio
O novo circuito, caso saia do papel, deve ir do Parque dos Ventos até a Av. Pinto de Aguiar
Recém-nomeada como secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Andrea Mendonça afirmou, nesta quarta-feira (8/6), que a Prefeitura irá conversar com todos os setores envolvidos no Carnaval antes de tomar uma posição a respeito da criação de um circuito na Boca do Rio, que se tornaria o principal da folia soteropolitana.
Mendonça disse que ainda não teve tempo hábil para tratar sobre o assunto dentro da pasta. Cumprindo agenda em Brasília, ela indicou que, quando voltar a Salvador, agendará as interlocuções com os setores envolvidos na organização da festa.
"Agendaremos a interlocução com todos os entes envolvidos nessa retomada do Carnaval e todas as possibilidades que poderemos oferecer ao público, sempre visando o diálogo e confluências dos melhores interesses", explicou, em entrevista ao Aratu On.
A titular da Cultura ainda confirmou a informação publicada pelo Bahia Notícias, que apontou que o circuito se estenderia das imediações do Parque dos Ventos até a Av. Pinto de Aguiar. "Ouvi também, do presidente da Comcar [Conselho Municipal do Carnaval], Ricardo Nery", pontuou.
Caso a proposta saia do papel, os trios elétricos e camarotes deixarão a Barra-Ondina, principal do Carnaval, e migrariam para este novo espaço. Desta forma, apenas fanfarras e atrações culturais permaneceriam na Barra. Ainda não foi comentado o que aconteceria com o curcuito do Campo Grande.
A discussão sobre o enfraquecimento da folia na Barra não é novidade. O assunto passou a ser requentado com a posse da nova diretoria do Comcar, no fim do mês passado, e a pressão cada vez maior dos moradores da região para que não haja o desfile de trios e a edificação de camarortes.
À TV Aratu, a vice-presidente da Associação de moradores e amigos da Barra (Amabarra), Regina Serra, enfatizou que o local não consegue mais comportar o tamanho da festa e, dessa forma, na visão dela, tem causado prejuízos durante o período carnavalesco.
As tratativas, até a última terça-feira (7/6), circulavam entre os bastidores. Contudo, ao BNews, o prefeito Bruno Reis (UB) admitiu que as conversas tomaram caráter institucional. Caso a mudança ocorra, já deve ser implementada em 2023, ano que marca o retorno do Carnaval após três anos.
Nesta terça, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se esquivou do tema e afirmou que "tem assuntos mais urgentes para tratar".
Atualmente, Salvador tem dois circuitos que recebem trios elétricos e as principais atrações do Carnaval: o Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). Além deles, há outros menores - Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina).
Há, ainda, outros circuitos menores que também acontecem na Barra, em dias que antecedem a abertura da folia, a exemplo do Sérgio Bezerra e do Orlando Tapajós. Ainda há o circuito Conrafluxo, nas imediações da Praça Castro Alves.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!