Fuzuê: Carnaval 2026 terá plantão para proteção de crianças e adolescentes
O Governo da Bahia intensifica, durante o Carnaval 2026, as ações de combate à exploração e ao trabalho infantil
Por, Bruna Castelo Branco e João Tramm.
O Governo da Bahia intensifica, durante o Carnaval 2026, as ações de combate à exploração e ao trabalho infantil, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com órgãos como o Ministério Público da Bahia (MPBA) e forças de segurança. Durante a cobertura ao vivo do Fuzuê neste domingo (8), a superintendente de Assistência Social do Governo do Estado, Leisa Sousa, explicou, em entrevista ao repórter João Tramm, do Aratu On, como a campanha funciona:
"A nossa principal mensagem é a proteção de crianças e adolescentes, e a garantia de que a gente vai ter uma folia com muita festa e alegria, mas, que nossos pequeninos e pequeninas ficarão protegidos. Então, a gente vem chamar a atenção, garantindo a identificação com pulseirinha [dos menores de idade], mas, também, a lembrança, de que se tiver violações de direitos, como abuso, exploração sexual, trabalho infantil, a gente tem uma equipe inteira à disposição para atender as famílias, crianças e adolescentes todos os dias no Carnaval". Confira a cobertura ao vivo do Fuzuê no Aratu On, com Juana Castro e João Tramm:
Combate à exploração infantil
Entre as principais iniciativas está a campanha “Pule, Brinque e Cuide”, que reforça a prevenção de violações de direitos de crianças e adolescentes, além do funcionamento do Plantão Integrado de Direitos Humanos, estrutura voltada para acolhimento, fiscalização e encaminhamento de denúncias nos circuitos da folia.
O plantão será coordenado pela SJDH e atuará de forma articulada com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, conselhos tutelares e demais instituições da rede de proteção, com foco na identificação imediata de situações de risco e no atendimento às vítimas.
+ Furdunço em imagens: veja fotos do primeiro dia de pré-Carnaval em Salvador
+ Mostre seus conhecimentos sobre Carnaval de Salvador no jogo do Aratu Folia

As ações de conscientização incluem a distribuição de material informativo, abordagens educativas e campanhas que alertam que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, além do combate ao trabalho infantil durante o período carnavalesco.
Pontos estratégicos de grande circulação de foliões contarão com ações educativas e de orientação, enquanto os agentes envolvidos passaram por formação em Direitos Humanos, garantindo atendimento qualificado e humanizado.
O governo estadual também reforça o Disque 100, principal canal nacional para denúncias de violações de direitos humanos, que funcionará de forma intensificada durante a folia.
As ações contam ainda com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do MPBA, ampliando o monitoramento e a fiscalização em todo o estado. O objetivo é assegurar um Carnaval seguro, com a proteção integral de crianças e adolescentes e o fortalecimento da rede de garantia de direitos.
Música do Carnaval: Prêmio Aratu Folia
Ano vai, ano vem, mas uma coisa nunca muda: a vida só começa de verdade depois do Carnaval. E o que é o Carnaval de Salvador sem música? Para reconhecer e premiar as canções mais populares da folia soteropolitana, o Aratu On lança o Troféu Aratu Folia - e quem vai escolher o vencedor vai ser você.
O resultado da enquete sai no dia 15 de fevereiro, domingo de Carnaval, dia final da votação. Até lá, foco no Aratu On!
Como são MUITAS músicas, a gente criou uma playlist com os principais lançamentos e apostas dos artistas para a festa. Clique aqui e comece a ouvir!
E, agora, você me diz: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).