Carnaval

Comitê do Consórcio Nordeste recomenda proibição de festas privadas no Carnaval

Os carnavais de Salvador, Recife e Olinda, considerados os maiores da região, já foram cancelados oficialmente. Porém, na Bahia, festas privadas podem acontecer com limite de 1,5 mil pessoas de público.

Por Da Redação

Comitê do Consórcio Nordeste recomenda proibição de festas privadas no CarnavalCréditos da foto: Paula Fróes/GovBa

Em parecer técnico, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou a proibição de festas privadas durante o Carnaval, devido à situação atual da pandemia da Covid-19. O comitê também propôs que não haja feriado no período, a exemplo do que será feito aqui na Bahia.


Os carnavais de Salvador, Recife e Olinda, considerados os maiores da região, já foram cancelados oficialmente. Porém, na Bahia, festas privadas podem acontecer com limite de 1,5 mil pessoas de público.


Ainda no parecer técnico, o comitê diz que a variante ômicron do coronavírus é quatro vezes mais transmissível que a delta, e que o menor número de mortes e hospitalizações deve-se à vacinação. Mesmo assim, a comissão destaca que "é impossível prever com segurança quando o novo pico será alcançado e qual será a duração da nova onda".


Conforme o documento, um feriado de Carnaval pode estimular a ida às ruas, causando aglomerações. Já as festas privadas "intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultariam no prolongamento da terceira onda no Brasil".


Por fim, o comitê pontua que entende as "dificuldades políticas e prejuízos econômicos" da recomendação, mas que o mais importante agora é salvar vidas, "e vidas não têm preço". A sugestão, então, é de que "novos feriados extraordionários" sejam criados pelos governos, como compensação, após o fim da pandemia.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.