Claudia Leitte coloca alho gigante no trio e web vê indireta a ‘Vampirinha’
Um elemento cenográfico no trio de Claudia Leitte movimentou as redes sociais nesta sexta-feira (13)
Por Bruna Castelo Branco.
Um elemento cenográfico no trio de Claudia Leitte movimentou as redes sociais nesta sexta-feira (13), durante o Carnaval de Salvador. A artista utilizou tranças de alho como parte da decoração, o que levou parte dos fãs a interpretar o gesto como uma possível indireta à cantora Ivete Sangalo, que aposta na música “Vampirinha” como um dos hits da folia.
Mas, para evitar mais especulações, Claudia já usou as redes sociais para negar qualquer associação à música de "mainha": "Como é que pode um negócio desse? Alho é especiaria, bebê! Não venha exagerar na pimenta da minha feira, não, viu? Eu sei que tu gosta de novela de mocinho e bandido, mas, alho é só especiaria. Oremos!".
+ Foliões devem enfrentar chuva nos circuitos neste sábado em Salvador
+ Onde pedir Uber no Carnaval de Salvador? Veja os pontos mais fáceis

A associação ganhou repercussão pelo simbolismo cultural do alho. No imaginário popular europeu, o alimento é tradicionalmente associado à proteção contra vampiros.
No folclore da Europa Oriental, tranças de alho eram penduradas em portas e janelas com a finalidade de afastar ameaças sobrenaturais, como vampiros, bruxas, lobisomens e o mau-olhado, funcionando como um escudo simbólico contra forças consideradas malignas.
+ Guia completo: confira a programação do Carnaval de Salvador 2026
+ VÍDEO: O que é 'roleira'? Tony Salles responde à pergunta sobre 'Panamera'

Apesar das especulações nas redes sociais, o uso do alho não tem relação com a música de Ivete. Neste ano, Claudia Leitte adotou como tema de seu Carnaval o conceito “Especiarias”. Com a proposta “Feira de Especiarias”, a cantora apresenta uma homenagem à cultura brasileira, com referências a cores e elementos ligados à identidade nacional.
A estética é refletida nos figurinos e na cenografia do trio, que incorporam ingredientes e símbolos presentes no cotidiano do país, entre eles o próprio alho, item comum na culinária brasileira.

Música do Carnaval: Prêmio Aratu Folia
Ano vai, ano vem, mas uma coisa nunca muda: a vida só começa de verdade depois do Carnaval. E o que é o Carnaval de Salvador sem música? Para reconhecer e premiar as canções mais populares da folia soteropolitana, o Aratu On lança o Troféu Aratu Folia - e quem vai escolher o vencedor vai ser você.
O resultado da enquete sai no dia 15 de fevereiro, domingo de Carnaval, dia final da votação. Até lá, foco no Aratu On!
Como são MUITAS músicas, a gente criou uma playlist com os principais lançamentos e apostas dos artistas para a festa. Clique aqui e comece a ouvir!
E, agora, você me diz: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).