Circuitos do Carnaval têm postos de testagem para IST's e exames
O cidadão que tiver resultado positivo pode escolher o início imediato do tratamento para sífilis no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil)
Por Lucas Pereira.
O primeiro dia de Carnaval na Bahia começou com ações preventivas da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nos circuitos da festa. Há realização gratuita de exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, além da distribuição preservativos e materiais informativos sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os postos realizam a testagem rápida de IST
São quatro postos de testagem rápida para IST, na Barra e na Ondina, em Salvador, além de espaços nos municípios de Porto Seguro e Rio de Contas. A novidade para esse ano são as equipes treinadas na língua brasileira de sinais, com o objetivo de ampliar o acesso.
Os postos têm capacidade para realizar até mil testes por dia, e devem distribuir cerca de 1 milhão de preservativos. A distribuição, alinhada à testagem, compõe uma estratégia de prevenção, diagnóstico e tratamento. O cidadão que tiver resultado positivo pode escolher o início imediato do tratamento para sífilis no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, a ação é uma importante aliada no compromisso de eliminar a transmissão de HIV, sífilis e hepatites. "Nós temos uma equipe de captadores que trabalham no entorno falando sobre prevenção e informando que estão sendo realizados testes rápidos. É uma procura muito grande. A expectativa é de realizar mais de 11 mil exames", destacou Eleuzina.

Os postos têm capacidade para realizar até mil testes por dia, e devem distribuir cerca de 1 milhão de preservativos. Foto: Andrezza Miranda/GovBA
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).