Carnaval de Salvador tem pontos de Wi-Fi gratuito; saiba conectar
Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT) promove reforço no número de pontos de Wi-Fi gratuito para o Carnaval de Salvador
Por Júlia Naomi.
O Carnaval de Salvador terá 100 pontos de Wi-Fi gratuito distribuídos entre os circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), para garantir a comunicação entre os foliões e viabilizar o trabalho de ambulantes que dependem de pagamentos digitais, como pix e maquininha.

A iniciativa, da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT) e da SMART Companhia de Salvador Cidades Inteligentes, possibilita que soteropolitanos e turistas utilizem as redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Assim, será possível se comunicar com a prefeitura do município (71 98791-3420), para obter informações sobre a localização dos trios, serviços essenciais, mobilidade e segurança.
Ambas as frentes de tecnologia estão sob responsabilidade da TLD, empresa baiana especializada em cibersegurança, soluções e infraestrutura digital, com 35 anos de atuação no Brasil e na América Latina. Sobre o trabalho durante o carnaval, Victor Nunes, diretor do empreendimento, explica ao Aratu On:
"Nós temos duas especialidades, a cibersegurança, que viabiliza a conexão de forma segura, e a omnicanalidade, que é prover uma conexão entre o governo, cidadão, empresa, cliente, de forma integrada. Independentemente do canal em que você fala, você tem a sensação de que sempre tem alguém do outro lado te atendendo de forma uniforme".

Dessa forma, além do acesso a uma rede Wi-Fi segura, a empresa possibilita a interação entre o cidadão e o poder público municipal. No chat, é possível fazer perguntas como "Onde está o posto de saúde mais próximo?", "Como posso pegar Uber?", por exemplo, via texto ou áudio.
Dentre as funcionalidades disponíveis para o carnaval, está o 'Onde Está Meu Trio', que utiliza georreferenciamento para facilitar a localização dos trios elétricos. Há também o "Botão Lilás", recurso que permite o acionamento rápido de atendimento em casos de assédio ou situações de vulnerabilidade.
Com a utilização deste canal, as mulheres poderão acionar, por exemplo, a Guarda Civil Municipal, através da Patrulha Guardiã Maria da Penha, em caso de emergência, que irá encaminhar as vítimas para os locais de atendimento necessários, como unidades de saúde ou a Casa da Mulher Brasileira, bem como acessar informações sobre serviços públicos de acolhimento.
Todas as funcionalidades estão disponíveis diretamente pelo WhatsApp da Prefeitura (71 98791-3420), de modo que não há necessidade de baixar aplicativos extras. Victor Nunes ressalta que o canal oficial possui verificação da Meta e alerta que mensagens enviadas por contatos sem esse selo podem indicar tentativa de golpe.

Carnaval de Salvador tem reforço no número de pontos de Wi-Fi gratuito
Durante o ano inteiro, a rede Wi-Fi Conecta Salvador fica disponível gratuitamente à população em cerca de mil pontos de acesso, distribuídos em locais estratégicos, como pontos turísticos, praças públicas, escolas públicas e prédios públicos municipais.
Para o Carnaval de Salvador, a SEMIT e a TLD implementam um reforço de 50 pontos de conexão no Circuito Dodô e 37 no Circuito Osmar. A ativação está sendo feita de forma gradativa, mas já há unidades funcionando no período pré-carnaval.
Como conectar
Os pontos de acesso ao Wi-Fi da rede Conecta Salvador estão sinalizados com uma placa, com o símbolo e o nome da rede. "Quando você identifica a plaquinha, você sabe que ali tem um equipamento que propaga um sinal de Wi-Fi. No seu aparelho, irá constar "Conecta Salvador". Para se conectar, é necessário fazer um cadastro básico", explica Nunes.
Após o cadastro, o folião não precisa ficar parado para se manter conectado. "Existem células, que são os espaços onde o sinal chega. Então ele [o folião] vai transitando entre uma e outra sem cair a conexão. Ele fica conectado o tempo todo", informa.
Ainda assim, é necessário fazer reconexões de tempos em tempos, pois as sessões de acesso possuem tempo limitado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).