Carnaval da Bahia terá 37 mil policiais e bombeiros; confira operação
O Governo do Estado investirá cerca de R$ 99 milhões nas festas de Carnaval
Por Bruna Castelo Branco .
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia divulgou, em nota, que irá empregar 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento e sistemas de Reconhecimento Facial, para garantir a segurança durante o Carnaval de 2025 em 113 cidades do estado. O esquema foi apresentado nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Cultura da Bahia.
O Governo do Estado investirá cerca de R$ 99 milhões nas festas de Carnaval, abrangendo Salvador, Região Metropolitana (RMS) e interior. As ações contarão com a colaboração das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, que atuarão em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
+ Governo divulga lista completa das atrações do Carnaval 2025; confira

Foto: Rafael Rodrigues/Ascom SSP
Estruturas
Para atender ao público, a SSP informou que irá montar 579 estruturas nos três principais circuitos da festa.
Destas, 415 estarão em Salvador e 164 na RMS e no interior. Entre as estruturas, estão Postos Elevados de Observação (PEO), Postos Integrados (PPI), delegacias, além de postos especializados no atendimento a grupos vulneráveis e vítimas de intolerância e racismo (Servvir), e postos de acolhimento do público e da tropa, como o Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev).
Tecnologia
Serão utilizadas 1.500 câmeras inteligentes, com sistemas de Reconhecimento Facial e Leitura de Placas Veiculares, posicionadas em locais estratégicos para monitoramento dos circuitos e acessos à folia. Além disso, duas Plataformas Elevadas de Observação serão posicionadas em "pontos sensíveis". Para auxiliar as patrulhas, será utilizada uma tecnologia de contagem de público, que também permitirá o remanejamento das equipes de segurança.
Noventa e nove Portais de Abordagem devem ser instalados nas entradas dos circuitos, com a finalidade de evitar a entrada de objetos perigosos. Profissionais da segurança utilizarão ainda 1.400 Terminais de Comunicação Móveis.

Foto: Rafael Rodrigues/Ascom SSP
Gerenciamento de Informações
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará durante os dias da festa, com a participação de 48 órgãos estaduais, federais, municipais e empresas privadas. Além disso, duas unidades móveis do CICC estarão em operação nas festas de Carnaval de Barreiras e Porto Seguro. O Disque Denúncia (181) também funcionará 24 horas, recebendo informações sobre crimes e delitos. Foliões também poderão responder a pesquisas realizadas pela Ouvidoria da SSP.
Nos principais circuitos da festa, serão instalados os Postos Integrados de Prevenção à Violência (PIPREVs), com apoio de profissionais da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública. O local terá ações como acolhimento de vítimas, encaminhamento a unidades especializadas, conscientização e distribuição de materiais informativos com foco na cultura de paz. O projeto "Prevenir é Agir – Venha na Paz", desenvolvido pela SSP, contará com o apoio de artistas ligados ao Carnaval.
LEIA MAIS: Primeiros cachês do Carnaval de Salvador 2025 são divulgados; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).