Bruno Reis diz que marcações feitas por ambulantes no circuito 'não valem nada'

Definição dos pontos de vendas seguem critérios: Bruno Reis diz que marcações feitas por ambulantes no circuito 'não valem nada'

Por, Matheus Caldas e João Tramm.

As pichações ou tentativas de marcar espaço por parte dos ambulantes não podem ser consideradas para garantir lugar previamente. Bruno Reis diz que marcações feitas por ambulantes no circuito 'não valem nada'. A fala do prefeito de Salvador foi feita, na manhã desta quarta-feira (04), durante coletiva de imprensa após o lançamento do carnaval.

No circuito Barra-Ondina, os ambulantes possuem espaço privativo, a passarela estendida na praia do Farol. Inclusive, segundo a promotora de Justiça Andrea Scaff, após vistoria do Ministério Público da Bahia (MPBA), a estrutura passou por melhorias significativas em relação ao ano anterior. 

+Aratu Folia: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026? Vote aqui

Bruno Reis diz que marcações feitas por ambulantes no circuito 'não valem nada';  Foto: Reprodução / TV ARATU

Bruno Reis diz que marcações feitas por ambulantes no circuito 'não valem nada'

Segundo o gestor, a definição dos pontos de trabalho para os ambulantes segue critérios objetivos, estabelecidos previamente e negociados com órgãos de controle, como o Ministério Público, a Delegacia do Trabalho e outras instituições.

“Não vale nada. Há um critério hoje de classificação, critérios objetivos que foram negociados lá atrás com os órgãos de controle. Não adianta pichar”, afirmou.

Bruno Reis explicou que os ambulantes são selecionados de acordo com regras claras, que definem quem vai atuar em cada circuito, como Barra-Ondina ou Campo Grande. Entre os critérios estão residir em Salvador, experiência em festas populares, participação em carnavais anteriores e a condição de mulher chefe de família, entre outros.

De acordo com o prefeito, além de não garantir vaga, a prática de demarcação irregular gera custos extras para o poder público: “Isso só faz a prefeitura ter que utilizar recursos públicos para apagar essas marcações”, disse.

O gestor destacou ainda que o mesmo modelo de seleção é aplicado em outros eventos do calendário da cidade: “Foi assim na Lavagem do Rio Vermelho, foi assim na Lavagem de Itapuã, será assim no Furdunço, no Fuzuê, no Festival da Virada e no Carnaval”, completou.

Lançamento do carnaval

A declaração foi feita durante o anúncio oficial da programação do Carnaval, que integra o calendário da folia em Salvador em 2026. No ato, a gestão municipal também revelou os destaques do Circuito Osmar, no Campo Grande. Como informou, ao Aratu On, a Secretária de Cultura de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), o fortalecimento deste da folia no centro segue sendo um dos focos do poder público.

Apesar do fortalecimento do Centro, o circuito Barra-Ondina segue com grandes atrações, dentre elas:  O Kannalha, Léo Santana, Psirico, Aline Rosa, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão, La Fúria, Araketu, Aline Rosa, La Fúria, Thiago Aquino, Vina Calmon e Solange Almeida. 

Nas negociações, prefeito diz que pipoca no Centro é contrapartida por apresentação na Barra, atualmente o mais disputado pelos foliões.

Mais cedo, Bruno Reis já tinha informado que as atrações do Carnaval serão todas custeadas por patrocinadores. Desse modo, o poder público não desembolsará recursos para o pagamento direto dos cachês.

A pipoca este ano contará com grandes nomes, como Ivete Sangalo, na terça-feira de carnaval, além da abertura dos festejos, na quinta-feira com Xanddy, Márcio Victor e Edcity. Apesar destas grandes atrações, o patrocínio será responsável por arcar com tais nomes. 

Na manhã desta quarta-feira (4), durante coletiva de imprensa, a Prefeitura de Salvador anunciou as atrações do Circuito Dodô (Barra-Ondina). | Foto: Lucas Moura/Secom

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.