Ambulantes vendem licenças e kits do Carnaval e têm cadastro suspenso
Secretaria de Ordem Pública já suspendeu cerca de 20 licenças de ambulantes para o Carnaval 2025
Na contagem regressiva para o Carnaval, faltando menos de uma semana para a folia, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) já suspendeu 20 licenças de ambulantes cadastrados para trabalhar durante a festa. A medida foi tomada após o órgão identificar que esses vendedores estavam utilizando o credenciamento para comercializar itens em plataformas de compra e venda, como a OLX.

Ambulantes anunciam linceças para o Carnaval em sites de compra e venda. Foto: Web | Aratu On
De acordo com a Semop, a venda ou transferência de licenças para atuação como ambulante no Carnaval de Salvador é considerada uma infração administrativa e passível de cassação da autorização. Isso porque a licença tem "caráter pessoal e intransferível", sendo destinada exclusivamente ao titular cadastrado.
Em uma pesquisa pela web, realizada pelo Aratu On, um anúncio foi identificado na última terça-feira (18), oferecendo um kit composto por duas caixas térmicas e um sombreiro do patrocinador oficial por R$ 300. No entanto, o vendedor deixou claro que a licença obrigatória para atuar no circuito do Carnaval não estava incluída na oferta.

Anúncio de licença em sites de venda. Foto: Web | Aratu On
Além desse caso, a Guarda Municipal, por meio do serviço de inteligência, localizou outros anúncios semelhantes e elaborou um relatório detalhado que comprova as irregularidades.
A Semop reforça que continuará atuando com rigor para coibir essas práticas, garantindo que as oportunidades sejam destinadas exclusivamente aos ambulantes que possuem o direito legítimo de trabalhar durante o Carnaval.
Leia Mais: No Campo Grande, abertura do Carnaval terá Brown, Cláudia e Daniela
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).