Ambulantes picham chão para marcar território na Barra
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) reforçou que "pichação em espaços públicos é crime"
Por Bruna Castelo Branco .
Um grupo de vendedores cadastrados para trabalhar no Carnaval de Salvador, no circuito Barra-Ondina, marcou o passeio do trecho entre o Farol da Barra e o Cristo com tinta com o objetivo de guardar os melhores lugares.
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) flagraram a ação. | Foto: Reprodução/TV Aratu
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) flagraram a ação e prenderam alguns ambulantes, que foram encaminhados para a 14ª Delegacia Territorial (DT), na Barra.
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) reforçou que "pichação em espaços públicos é crime", e que "ambulantes que atuarão na Barra voltaram a cometer a infração, marcando território com pichações no passeio". Assista à reportagem sobre o caso:
Além disso, os ambulantes flagrados perderão o direito de trabalhar no Carnaval de Salvador 2025 e em outras edições, como medida disciplinar adotada pela Semop.
O diretor da Semop, Alysson Carvalho, reforçou a gravidade do crime: “Seguimos fiscalizando e conscientizando, mas, não vamos tolerar atos que degradam o patrimônio público. Quem insistir nesse tipo de infração sofrerá as sanções previstas na lei”.
A Lei Municipal prevê multas para quem faz pichações em áreas públicas, além das penalidades do Código Penal Brasileiro (art. 65 da Lei 9.605/98), que estipula pena de três meses a um ano de detenção e multa.
Plataforma dos Ambulantes
A Plataforma dos Ambulantes, instalada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é destinada aos trabalhadores do Circuito Osmar (Barra/Ondina) para o Carnaval 2025, que já começa em 22 de fevereiro com a pré-folia. Para este ano, a estrutura foi ampliada, e fica no trecho entre Morro do Cristo e o Farol da Barra.
De acordo com a Semop, 2,5 mil ambulantes foram credenciados para o circuito, distribuídos da seguinte forma: 400 trabalhadores na plataforma dos ambulantes – no ano passado, 320 pessoas ocuparam esse espaço –, mais 900 ao longo da Barra e 1,2 mil entre o Morro do Ipiranga e o Monumento Meninas do Brasil, em Ondina.
Para este ano, a estrutura foi ampliada, e fica no trecho entre Morro do Cristo e o Farol da Barra. | Foto: Bruno Concha/Secom PMS