45° Noite da Beleza Negra elege Carol Xavier Deusa do Ébano 2026
Estudante de jornalismo moradora do bairro de Sussuarana recebeu o título de Deusa do Ébano 2026 na noite deste sábado (17)
Por Júlia Naomi.
A Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador, celebrou a 45ª edição da Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê, neste sábado (17). A cerimônia, embalada por música , ancestralidade e orgulho, elegeu Caroline Xavier de Almeida, 27, conhecida como Carol Xavier, a Deusa do Ébano de 2026.

A cerimônia acompanhou o tema do primeiro bloco afro do país para o Carnaval de 2026 "Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá", evidenciando riqueza cultural por meio da arte. Ao todo, 15 candidatas se apresentaram ao público e aos jurados, com dança, performance e expressividade.
Deusa do Ébano de 2026
Carol Xavier, vencedorada noite, é estudante de jornalismo, professora de dança-afro para crianças e atual rainha do Malê Debalê. Moradora do bairro de Sussuarana, concorria pela terceira vez, quando foi escolhida e recebeu o manto pelas mãos da Deusa de 2025, Lorena Bispo.

A noite também elegeu as Princesas do Ébano 2026. O segundo lugar ficou com Sarah Moraes, de 28 anos, auxiliar administrativa e moradora de Sussuarana. Já a terceira colocação foi conquistada por Stephanie Ingrid, de 24 anos, dançarina, coreógrafa e arte educadora, residente no Nordeste de Amaralina. Ambas conquistaram o Troféu Sérgio Roberto e os valores de R$ 7.100,00 e R$ 6.600,00, respectivamente.
A banca de jurados do concurso foi formada por: Rainha Vânia Oliveira, Macalé dos Santos, Deusa Sueli Conceição, Ministra Margareth Menezes, Vereadora Eliete Paraguaçu, Denise Assis dos Santos (Representante Bahiagás) e Secretária Zara Figueiredo - SECADI/MEC.
A cerimônia foi conduzida pelas apresentadoras Val Benevido e Arany Santana, teve direção artística de Ridson Reis e teve apresentações de Sued Nunes e Aiace, Tiganá Santana, Sulivã Bispo, a anfitriã Band'Aiyê e o cantor Tonho Matéria.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).