Vídeo mostra resgate de baleia presa por 3 dias em rede no Brasil
Desde que foi avistada pela primeira vez, a baleia foi monitorada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Por Juana Castro.
Uma baleia-franca que estava presa em uma rede de pesca desde a última quinta-feira (10) foi libertada no domingo (13), na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, região da Grande Florianópolis (Santa Catarina). O momento do resgate foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais pelo fotógrafo Carlos Anselmo, que acompanhou a operação.
“Nos últimos três dias, acompanhamos uma baleia-franca em perigo com uma rede de pesca presa à sua carapaça. Diante da recorrência de possíveis riscos exercemos o dever de agir. A retirada da rede foi feita com muito cuidado, por uma pessoa com conhecimento e treinamento em resgates, priorizando a segurança de todos envolvidos”, escreveu Anselmo em seu perfil nas redes sociais.
Veja abaixo:
Acompanhamento e monitoramento da baleia
Desde que foi avistada pela primeira vez, a baleia foi monitorada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que mobilizou uma embarcação do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) para se aproximar do animal. Segundo os bombeiros, embora a rede estivesse presa ao corpo da baleia, ela não comprometia sua mobilidade, permitindo que o cetáceo nadasse calmamente.
O monitoramento aéreo também foi realizado pela Polícia Militar Ambiental, com o uso de drones. De acordo com o órgão, a baleia submergia sempre que uma embarcação tentava se aproximar, o que inviabilizou uma intervenção imediata. Ainda assim, não houve sinais de sofrimento grave.
Período de reprodução das baleias alerta para os riscos de redes de pesca
O caso reacende o alerta sobre os riscos representados pelas redes de pesca para a fauna marinha, especialmente durante o período de migração e reprodução das baleias-francas no litoral brasileiro. A presença desse tipo de equipamento pode causar ferimentos e comprometer a saúde dos animais.
Graças à ação coordenada de profissionais e voluntários com experiência, o resgate foi concluído com sucesso, permitindo que a baleia voltasse ao mar livre de riscos imediatos.
Em tempo: temporada de observação de baleias será lançada em Salvador
Em meio ao aumento da presença de cetáceos na costa brasileira, a Prefeitura de Salvador e o projeto Baleia Jubarte irão lançar oficialmente a temporada de observação de baleias 2025 nesta terça-feira (15), às 9h, na cobertura do prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), localizado na Rua Portugal, nº 2, no Comércio.
O evento contará com a presença da vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, e apresentará os resultados das temporadas anteriores, fruto da parceria entre o município e o projeto Baleia Jubarte. Também será divulgada a programação completa das ações voltadas à educação ambiental, sustentabilidade e demais atividades relacionadas à experiência de observação de baleias em Salvador.
Na última quinta-feira (10), duas baleias-jubarte foram avistadas próximas ao Farol de Itapuã, em Salvador. O registro, feito por um grupo do clube de canoa havaiana Awen Va'a, chamou atenção pelo comportamento brincalhão dos animais, que se aproximaram da costa na altura da Praia da Rua J.
Veja abaixo:
Baleias-jubarte são vistas em Itapuã e marcam início da temporada na Bahia
— Aratu On (@aratuonline) July 10, 2025
Vídeo do AWEN VA'A - Clube de Canoa Havaiana
Saiba mais: https://t.co/6uXiJR8SPB pic.twitter.com/v74kKodDco
Leia também: Lula consegue fazer sexo por até 3 horas seguidas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).