Salvador registra temperatura mais alta da Bahia, com quase 35°C
Salvador ocupa o 15º lugar entre as cidades mais quentes do Brasil, segundo levantamento do Inmet
Fonte: Anna Caroline Santiago
A estação mais aguardada do ano chegou e, como diz a expressão popular, "é um sol para cada cabeça" na Bahia. Em um dos pontos de medição da capital, Salvador registrou a maior temperatura do estado nas últimas 24 horas, equivalente a 34,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Salvador registrou a maior temperatura do estado nas últimas 24 horas. Foto: Márcio Filho | Mtur
Outro ponto de medição em Salvador, também registrado pelo Inmet nesta sexta-feira (31), apontou 33°C. Com isso, a cidade ocupa o 15º lugar entre as mais quentes do Brasil.
Entre os nove estados do Nordeste, a Bahia fica atrás apenas de Alagoas, onde as máximas chegam perto dos 40°C, e do Maranhão, que registrou 35°C.
Além de Salvador, outras cidades baianas também enfrentam altas temperaturas: Itaberaba marcou 34,2°C; Ribeira do Amparo, 32,9°C; Formosa do Rio Preto e Guanambi, 32,7°C; Correntina, 32,5°C; enquanto Belmonte e Cruz das Almas registraram 32,4°C, seguidas por Brumado, com 32,3°C.
No ranking nacional, Porto Murtinho (MS) lidera com 38°C, seguido por Pão de Açúcar (AL), com 37,8°C, e Piranhas (AL), com 37,6°C.
Ilhas de Calor
Salvador participa de uma iniciativa para mapear áreas de maior concentração de calor, conhecidas como "ilhas de calor", com o objetivo de reforçar estratégias para proteger a população e turistas dos efeitos das altas temperaturas, intensificadas pelo aquecimento global.
A pesquisa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Sensores de temperatura instalados em veículos da Codesal serão utilizados para identificar os pontos mais vulneráveis ao calor.
Pesquisa mapea ilhas de calor em Salvador. Foto: Freepik
Leia Mais: Escravizados, mouros e indigentes: quem são os enterrados na Pupileira?
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).