Salvador registra temperatura mais alta da Bahia, com quase 35°C
Salvador ocupa o 15º lugar entre as cidades mais quentes do Brasil, segundo levantamento do Inmet
A estação mais aguardada do ano chegou e, como diz a expressão popular, "é um sol para cada cabeça" na Bahia. Em um dos pontos de medição da capital, Salvador registrou a maior temperatura do estado nas últimas 24 horas, equivalente a 34,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outro ponto de medição em Salvador, também registrado pelo Inmet nesta sexta-feira (31), apontou 33°C. Com isso, a cidade ocupa o 15º lugar entre as mais quentes do Brasil.
Entre os nove estados do Nordeste, a Bahia fica atrás apenas de Alagoas, onde as máximas chegam perto dos 40°C, e do Maranhão, que registrou 35°C.
Além de Salvador, outras cidades baianas também enfrentam altas temperaturas: Itaberaba marcou 34,2°C; Ribeira do Amparo, 32,9°C; Formosa do Rio Preto e Guanambi, 32,7°C; Correntina, 32,5°C; enquanto Belmonte e Cruz das Almas registraram 32,4°C, seguidas por Brumado, com 32,3°C.
No ranking nacional, Porto Murtinho (MS) lidera com 38°C, seguido por Pão de Açúcar (AL), com 37,8°C, e Piranhas (AL), com 37,6°C.
Ilhas de Calor
Salvador participa de uma iniciativa para mapear áreas de maior concentração de calor, conhecidas como "ilhas de calor", com o objetivo de reforçar estratégias para proteger a população e turistas dos efeitos das altas temperaturas, intensificadas pelo aquecimento global.
A pesquisa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Sensores de temperatura instalados em veículos da Codesal serão utilizados para identificar os pontos mais vulneráveis ao calor.
Leia Mais: Escravizados, mouros e indigentes: quem são os enterrados na Pupileira?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).