Festa de Yemanjá: confira a programação do próximo domingo

Aratu On listou as principais informações sobre Festa de Yemanjá, que acontece no próximo domingo (2)

Por Anna Caroline Santiago.

"Dia dois de fevereiro, o dia mais lindo que há", como diz a releitura de 'Várias Queixas', do Olodum, feita pelos netos de Gilberto Gil, é o dia em que baianos e turistas se vestem de azul e branco e seguem para a beira-mar do Rio Vermelho para celebrar Yemanjá, a Rainha do Mar.  

Foto: Bruno Concha | Secom PMS

A celebração principal acontece no domingo (2) mas, para os devotos, o cortejo começa no sábado (1º). Às 7h, será realizada a abertura do caramanchão, montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1. A partir desse momento, os balaios e presentes para Yemanjá já poderão ser depositados no local.  

No domingo, os pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar começam logo cedo. Ainda na madrugada, às 2h30, uma celebração a Oxum, orixá das águas doces, será realizada no Dique do Tororó.

Às 5h, uma alvorada de fogos marca a chegada do presente principal, cuidadosamente preparado e mantido em segredo pela colônia de pescadores, que será levado ao Rio Vermelho.  

Pescadores levam oferendas na Praia da Paciência.Foto: Jefferson Peixoto | Secom Pms

No bairro, a movimentação atinge seu ápice às 15h30, com a procissão marítima. O presente principal, acompanhado por aproximadamente 500 balaios de oferendas deixadas pela população, é levado ao mar em embarcações, enquanto as ruas ficam tomadas por uma multidão de fiéis, simpatizantes e curiosos, todos ansiosos para testemunhar o ritual.  

Embora o encerramento oficial do evento religioso esteja previsto para as 18h, a parte profana segue até a noite, com música, encontros e celebrações que fazem da Festa de Yemanjá um dos momentos mais icônicos e aguardados do calendário cultural e religioso da Bahia.  

Outros Pontos

Do outro lado da cidade, no Subúrbio de Salvador, a praia de Tubarão, no bairro de Paripe, será palco de uma festa para a rainha das águas. A concentração será a partir das 15h, e o presente para Yemanjá sairá para o mar às 16h.

Embora a concentração seja a partir das 15h, o barracão onde ficará a imagem do orixá já estará pronto para receber as oferendas e homenagens a partir das 10h. Será oferecida uma feijoada aos participantes gratuitamente, num momento de integração e celebração.

Leia Mais: Audiência pública do MPBA debate proteção às religiões de matriz africana

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.