Após abrir a 10ª edição, "ParaPraia" prossegue no sábado e domingo
Inclusão e acessibilidade: ParaPraia 2025 celebra 10 anos de banho assistido em Salvador
Fonte: Da Redação
Sob a benção de Iemanjá, o ParaPraia iniciou com sucesso mais uma temporada de banho assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, no sábado (01) e domingo (02), na praia Bacia das Moças, em Ondina. Nos dois primeiros dias da 10ª edição, o projeto recebeu 115 banhistas nas manhãs de muito sol e calor. No próximo sábado (08) e domingo (09), das 08 às 12h, os banhistas voltam a entrar no mar com a total assistência de voluntários da área de saúde da Unifacs e da sociedade civil.
Considerada o espaço oficial do ParaPraia, a praia Bacia das Moças, em Ondina, volta a receber toda infraestrutura para tornar mais confortáveis e seguros os banhos de mar para deficientes físicos. O espaço é adaptado com banheiros especiais, chuveirão, bebedouro, tendas e pistas de acesso ao mar.
Após abrir a 10ª edição com sucesso, ParaPraia prossegue sábado e domingo. Foto: Assessoria
A segurança é a principal regra para o banho assistido. Com mais de 900 inscritos para atuar como voluntário, 300 foram selecionados e treinados pelos professores da área de saúde da Unifacs, ´parceira do evento. Os banhistas serão assistidos por 60 voluntários por dia, entre eles, alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia da instituição. O evento conta com o apoio na segurança e no lazer dos banhistas de equipes do Salvamar e do Corpo de Bombeiro.
“Iniciar o projeto com 115 banhos assistidos já no primeiro dia é um sinal de que essa edição história de 10 anos do Projeto ParaPraia promete! Foi momento de reviver as emoções de cada história contada e de contribuir com a chance de um verão verdadeiramente inclusivo! A comunidade acadêmica da UNIFACS está em festa e já aguarda o próximo final de semana”, conta Fabiane Fontoura, coordenadora técnica do ParaPraia.
O evento acontece há nove anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. É o principal projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Antes do Para Praia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia.
A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 90 pessoas por dia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).