Projeto verão: saiba os riscos do emagrecimento rápido para começar o ano 'no shape'
Médico Jorge Valente orienta como conquistar o 'projeto verão' de forma segura e sem comprometer a saúde
Fonte: Anna Caroline Santiago
Em Salvador, é possível sentir o verão o ano todo mas, neste sábado (21), foi oficialmente dada a largada para a estação, marcada pela promessa de ser o verão mais quente já registrado na Terra. Com isso, o desejo dos soteropolitanos de aproveitar o mar e se vestir com menos roupas ganha ainda mais força.
Sempre que a temporada mais esperada do ano se aproxima, muito se fala do famoso "projeto verão" e do tão sonhado "shape", que parece indispensável para a estação. O tema do emagrecimento rápido volta a ocupar espaço nas academias e se transforma em um objetivo coletivo, evidenciando que, no fundo, ninguém quer ficar de fora da preparação para curtir os sete dias do Carnaval e emendar na Quarta-feira de Cinzas.
Embora o assunto se repita ano após ano, pouco se discute sobre os riscos associados à busca por um físico saudável em tempo recorde. Para esclarecer essa questão, o Aratu On conversou com o médico Jorge Valente, ginecologista especializado em saúde metabólica e longevidade, que compartilhou orientações e procedimentos para quem deseja emagrecer de forma segura, sem comprometer a saúde.
Jorge Valente é especialista em saúde metabólica e longevidade. Foto: Divulgação
Antes de abordar métodos de emagrecimento e as possibilidades de entrar em forma rapidamente, o especialista faz um alerta sobre as chamadas "dietas milagrosas" que, muitas vezes, não passam de falsas promessas. Ele reforça que o processo de emagrecimento deve ser encarado como um compromisso sério com o próprio corpo.
“Emagrecer requer comprometimento com mudança de estilo de vida, alimentação, prática de exercício e, principalmente, acompanhamento profissional especializado”, enfatiza.
O médico destaca que o primeiro passo é evitar as "dietas da moda" e o uso indiscriminado de medicamentos como o Ozempic, que se popularizou nos últimos anos. Ele também chama atenção para o perigo de seguir conselhos não especializados: “O que funciona para uma blogueira, uma vizinha ou uma amiga pode não servir para você”, ressalta.
Indicado para tratamento de diabetes, Ozempic tem sido usado para emagrecimento. Foto: Freepik
“As pessoas são únicas. Procure sempre um profissional de saúde, como médico e nutricionista, para orientação adequada. Instituir atividade física é essencial. Não espere ser emagrecido, ou seja, não ache que os remédios vão resolver a sua vida”, afirma.
O desejo pelo "corpo perfeito" costuma vir acompanhado de pressa, especialmente no verão, mas o médico alerta para os riscos do emagrecimento rápido. Ele explica que o tecido gorduroso armazena toxinas, e, caso a perda de peso ocorra de forma acelerada, essas substâncias podem ser liberadas na corrente sanguínea, causando danos à saúde.
“Se o emagrecimento é muito rápido, você acaba liberando todo esse lixo tóxico na corrente sanguínea. Por isso, é fundamental desintoxicar e desinflamar o organismo, adotando práticas como atividade física regular e alimentação saudável. Assim, você deixa de focar apenas em um 'projeto verão' e constrói um projeto de vida, com mais saúde, qualidade e longevidade”, explica.
Sobre a questão do tempo necessário para emagrecer, o especialista reforça que isso varia de acordo com o acompanhamento profissional e o comprometimento de cada paciente. No entanto, ele sugere que três meses é um período razoável para começar a formar novos hábitos de vida e alcançar resultados consistentes.
“Três meses é um tempo adequado para criar novos hábitos e, com disciplina, entrar no caminho certo para alcançar seus objetivos. No emagrecimento, isso não é diferente”, conclui.
LEIA MAIS: Efeitos colaterais do Ozempic: atriz cubana diz que foi internada às pressas por uso do remédio
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).