Cultura

UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor baiano Mateus Aleluia; cerimônia será exibida no Youtube

Por Da Redação

UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor baiano Mateus Aleluia; cerimônia será exibida no Youtubedivulgação

O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana, Mateus Aleluia, de 74 anos, receberá o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene marcada para o dia 11 de maio, às 14h, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas. O evento será transmitido pela TV UFRB (clique aqui).


O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, das artes, da filosofia, das letras, das culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou humanidade.


Mateus Aleluia é a quinta personalidade de relevantes serviços prestados à sociedade que receberá a honraria, concedida pela UFRB. A proposta de homenagem partiu do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT) e destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.


Confira o Parecer da Concessão de título Doutor Honoris Causa ao Senhor Mateus Aleluia.


SOBRE MATEUS ALELUIA


Filho e fruto de Cachoeira, Senhor Mateus, como é conhecido localmente, nasceu às margens do Paraguaçu no ano de 1943. O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana do Brasil foi protagonista no grupo Tincoãs, primeiro grupo vocal a expressar a herança cultural (musical e linguística) dos povos africanos. O Tincoãs foi destaque nacional entre os anos de 1960 e 1980.


Mateus Aleluia viveu duas décadas em Angola, a partir de 1983, onde foi contratado pela Secretaria de Cultura para realização de pesquisa antropológica e cultural, junto a mestres e mestras da cultura dos povos africanos, compilando diversos saberes. Retornando ao Brasil, Sr. Mateus lançou os álbuns “Cinco Sentidos”, “Fogueira Doce” e “Olorum”, que, junto com a obra dos Tincoãs, consubstanciam o legado pan-africano do Brasil. Entre suas composições mais conhecidas está a canção "Cordeiro de Nanã".


Veja abaixo:



DOCUMENTÁRIO


Em 2020 foi lançado o documentário "Aleluia, o canto infinito do Tincoã", da cineasta Tenille Bezerra. O projeto é fruto de seis anos de imersão na trajetória do cantor e compositor baiano. Transitando entre Luanda, na África, e Cachoeira, no Recôncavo, a obra apresenta as diversas faces do artista, como pensador, revolucionário, filósofo e poeta.



‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.