Martagão Gesteira faz 60 anos com mais de 500 mil atendimentos anuais

Hospital Martagão Gesteira completa 60 anos de serviços prestados a população baiana

Por Da Redação.

O Hospital Martagão Gesteira, idealizado pelo pediatra Álvaro Bahia, celebra 60 anos de existência em 2025, e se mantém como um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste. Com 189 leitos, a instituição é referência no estado da Bahia, oferecendo atendimento em áreas de alta complexidade como neurologia, cardiologia e oncologia.

Em 2024, o Martagão Gesteira foi responsável por mais da metade (66,7%) das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado, além de realizar 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas. O hospital realiza, em média, mais de 500 mil atendimentos anuais em 27 especialidades médicas.

Martagão foi responsável por mais da metade (66,7%) das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos. Foto: Divulgação

No final do ano passado, o hospital também recebeu um importante reconhecimento, obtendo a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia aspectos como segurança do paciente e qualidade assistencial. Esse reconhecimento reforça a relevância do Martagão para o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

Apesar dos desafios econômicos enfrentados por instituições filantrópicas em todo o país, o Martagão continua a cumprir um papel social crucial para o SUS da Bahia. “O hospital optou, mesmo com recursos limitados, por atender os pacientes mais vulneráveis socioeconomicamente e aqueles com as doenças mais graves”, destaca Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão.

Hospital foi Acreditado com a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Foto: Divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.