Famosa baleia 'espiã' é encontrada morta na Noruega; causa não foi esclarecida
Até a última sexta (30/8), a baleia ainda estava respondendo aos sinais dos pesquisadores que acompanhavam sua rotina
A baleia beluga, apelidada de "Hvaldimir", conhecida como "espiã russa", foi encontrada morta em águas norueguesas neste sábado (31/8). O animal ficou famoso por ter aparecido no país pela primeira vez em 2019, usando um cinto que aparentava ser um suporte de câmera, aumentando suspeitas de que poderia ter sido treinado para ser uma espiã.
De acordo com a organização sem fins lucrativos que trabalhou para proteger a baleia, Marine Mind, beluga foi encontrada por pescadores na Baía de Risavika, no sul da Noruega. A causa da morte não foi esclarecida, mas havia marcas ao redor de seu corpo, que podem ter sido feitas por pássaros ou outros animais marinhos.
O apelido da gigante é um jogo de palavras. Segundo o UOL, "Hval" significa baleia em norueguês, enquanto "dimir" faz referência ao nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Especialistas apontam que a Marinha da Rússia é conhecida por já ter treinado golfinhos para fins militares.
Segundo o biólogo marinho Sebastian Strand, que monitorava a baleia pela ONG Marine Mind, ela foi vista várias vezes em águas norueguesas, gostava de interagir com as pessoas e, até a última sexta-feira (30), estava respondendo aos sinais.
LEIA MAIS: Loja promove coleta de roupas usadas em Salvador; veja como doar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).