Variedades

Estudantes universitárias debocham de colega de 40 anos e vídeo viraliza: "era pra estar aposentada"

Sobrinha da vítima de preconceito disse que tia sempre teve sonho de estudar, mas não teve oportunidade

Por Juana Castro

Estudantes universitárias debocham de colega de 40 anos e vídeo viraliza: "era pra estar aposentada"Créditos da foto: reprodução/redes sociais

Viralizou, neste fim de semana, o vídeo de três estudantes universitárias da cidade de Bauru, em São Paulo, debochando de uma colega. O motivo? A mulher tem por volta de 40 anos e, portanto, segundo a lógica das jovens, não deveria estar na faculdade.


"Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?", diz uma das alunas. Depois, uma segunda emenda: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". "Realmente", concorda a terceira, falando que a mulher não deve nem saber o que é Google.


O vídeo foi bastante criticado nas redes sociais. "É lamentável ver pessoas sendo ridicularizadas por algo tão superficial como a idade. Essa atitude só mostra a ignorância e o desrespeito das meninas que fizeram esse vídeo. Não importa se alguém tem 20, 40, 60 anos: todos têm o direito de estudar e aprender", escreveu o teólogo Tiih Gonçalves, em comentário de publicação no Twitter. Na mesma rede social, a professora de educação física Mirlandia escreveu que "a mentalidade de algumas pessoas é lamentável".


A sobrinha da estudante de 40 anos, Beatriz Linares, defendeu a tia, que usa o nome 'Paty', no Instagram. "Minha tia sempre batalhou, trabalhando sem parar desde pequena, com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas", disse.


FACULDADE  E ACOLHIMENTO


Sem citar diretamente o caso, a UniSagrado condenou "qualquer tipo de discriminação", em comunicado. "Para começarmos esta conversa, deixamos claro que não compactuamos com qualquer tipo de discriminação. Completando… defendemos uma causa: A EDUCAÇÃO. Na verdade, somos a causa. Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós".


Se de um lado existiu preconceito, em outro também houve acolhimento. Colegas de classe de Paty repudiaram o vídeo e lhe presentearam com flores. Fotos desse momento foram compartilhados por ela e pela sobrinha no Instagram.



APOSENTADORIA NO BRASIL


Apenas a título de curiosidade, para uma mulher se aposentar no Brasil, em 2023, é preciso ter, no mínimo, 58 anos ou 30 anos de contribuição para o INSS.


ETARISMO


O preconceito relacionado à idade das pessoas, principalmente aos idosos, é chamado de "etarismo". O termo está  relacionado a questionamentos a respeito da capacidade de pessoas mais velhas tomarem decisões, exercerem determinadas profissões e até executar tarefas cotidianas.

LEIA MAIS: Vamos falar sobre capacitismo?


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.