Dia da Baía de Todos-os-Santos é celebrado nesta quarta-feira (1º); veja homenagem da Aratu
Um dos mais belos cartões postais do mundo foi avistada e relatada por Américo Vespúcio, em 1501
"Quando eu morrer, voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar". Os versos de Vinícius de Moraes, eternizados pela voz única de Maria Bethânia, conectam-se diretamente com a Baía de Todos-os-Santos, que completa 522 anos nesta quarta-feira, 1º de novembro.
E, nesta data, a gente pede licença a todos os orixás para celebrar um dos mais belos cartões-postais do mundo, que inspira poetas, artistas e pessoas comuns, como nós, com um vídeo-homenagem feito pela social media da TV Aratu, Carla Galrão. Confira:
[video width="1920" height="1080" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Baia-de-Todos-os-Santos-1-2.mp4"][/video]
Que privilégio morar na Bahia, né, não?
Você também pode curtir e compartilhar o vídeo no Instagram (@tvaratu e @aratuonline).
BREVE HISTÓRICO
A Baía de Todos-os-Santos foi avistada em expedição exploratória comandada pelo florentino Américo Vespúcio, no Dia de Todos os Santos de 1501. Ela já foi considerada o maior porto da América do Sul, sendo a principal responsável pela maior parte do escoamento da produção agrícola brasileira nos tempos de colônia e império, até o surgimento das grandes rodovias.
Cinco séculos após ser relatada para o mundo, a região apresenta uma diversidade de ambientes a explorar, com inúmeras praias, 56 ilhas, rios, manguezais, corredeiras e quedas d'água em uma área de 1.052 km². Com um contorno de quase 200 km de extensão, 13 municípios concentram vasta produção econômica, fator decisivo para a ocupação e exploração do Brasil colonial.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!