Como criar uma ceia de Natal inclusiva para intolerantes e/ou pessoas com restrição alimentar
Cerca de 30% da população brasileira apresenta alguma intolerância ou alergia alimentar. Apesar disso, ainda são poucos os cardápios voltados para esse grupo
De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira apresenta alguma intolerância ou alergia alimentar. Apesar disso, ainda são poucos os cardápios voltados para esse grupo de pessoas, fora o preconceito de serem "menos saborosos".
Assim, a ceia de natal, antes pensada para ser um momento de comunhão entre familiares e pessoas queridas, pode se tornar excludente. Porém, para a empreendedora e chef Lilla Bastos, da SouFit Alimentos Saudáveis, ainda é possível ter uma alimentação saudável baseada na extinção ou baixo consumo de açúcares, glúten e lactose.
Confira abaixo algumas dicas da chef:
1 - Cuidado com a contaminação cruzada
Essa dica é mais voltada para o grupo de pessoas intolerantes alimentares ou alérgicos. Sabe-se que para uma refeição de qualidade é necessário a higienização correta dos alimentos, mas, para os intolerantes e alérgicos, é preciso redobrar esse cuidado por conta do risco da contaminação cruzada, isto é, contaminar um alimento que não contém glúten, açúcar ou lactose por meio de uso de utensílios que estejam "sujos" dos demais alimentos.
2 - Fazer trocas inteligentes
Uma boa opção de diversificar a ceia torná-la mais saudável é apostar em trocas inteligentes, tendo preferência por alimentos naturais, como os sucos naturais da fruta sem adição de açúcar, substituindo o refrigerante comumente usado nas ceias, porém nada saudáveis devido à grande quantidade de sódio, açúcar e até cafeína.
3 - Apostar em frutas como sobremesas ou doces saudáveis
O Natal no Brasil acontece no verão, estação do calor. Pensando nisso, as frutas se tornam a melhor opção de sobremesa para a ceia, a exemplo de abacaxi, ameixa, manga, melancia, e pêssego. Além disso, existem receitas de doces sem açúcar, sem glúten e sem lactose que podem facilmente ser realizadas em casa. Confira algumas aqui.
4 - Saladas ajudam na saciedade
Muito se fala sobre a sensação pós ceia de natal, comer grandes quantidades de comida podem causar azia, náuseas e inchaço. As saladas são uma ótima opção de refeição saudável para acompanhamento Elas podem ser saborosas, ajudar na sensação de saciedade, prevenir os sintomas da ingestão demasiada e ainda deixar a mesa mais bonita e colorida. Abuse das frutas secas, nozes, grãos e castanhas. A lentilha também é muito procurada nessa época do ano como símbolo de sorte.
5- Preparo de comidas típicas de forma mais saudável
Peito de aves podem ser assados em suco de frutas, sem uso de óleo ou outro tipo de gordura; o arroz pode ser preparado com menos óleo e temperado com ervas finas e frutas secas; e a farofa pode ser preparada com flocos de milho acompanhada de um mix de castanhas
LEIA MAIS: Plataforma online criada por pesquisadores da Ufba mapeia conflitos urbanos em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!