Samba do São Lázaro terá horário reduzido após reclamações de moradores
Evento se encerrará às 22h30 e ajustes na estrutura para reduzir impactos na vizinhança após acordo entre organizadores, moradores e poder público
O Samba do São Lázaro, evento semanal no Largo de São Lázaro, na Federação, em Salvador, passará por mudanças significativas em seu horário e estrutura. A festa, que tradicionalmente se estendia pela madrugada, agora terá início às 20h e encerramento às 22h30. As alterações vêm após uma série de reclamações de moradores e críticas nas redes sociais relacionadas ao volume do som e a problemas de congestionamento na região.
Em nota, a organização do evento comunicou a decisão, pedindo a compreensão do público: “Devido às denúncias relacionadas ao nosso samba, venho através deste canal informar a todos que o Samba do São Lázaro tem um novo horário de início. Começará pontualmente às 20:00 e será levado até as 22:30. Desde já, queremos agradecer todo apoio que a 41ª CIPM tem nos dado. Peço a todos a colaboração e compreensão. Não deixaremos o samba morrer”.
A medida ocorre após o vereador Duda Sanches (União) formalizar à prefeitura de Salvador que o evento, inicialmente programado para terminar em horário mais razoável, vinha se estendendo até as 6h. Durante a semana, o parlamentar se reuniu com organizadores do samba e representantes da comunidade para buscar uma solução que equilibre a preservação da tradição cultural com o respeito ao sossego dos moradores da Federação e de bairros próximos, como Ondina.
“Após buscar entendimento entre os organizadores do samba de São Lázaro e moradores da região, tenho expectativa de que o samba hoje aconteça, mas também que seja mantido o compromisso de não impactar negativamente a vizinhança”, afirmou Duda Sanches. Segundo o vereador, ele ouviu relatos e analisou documentos elaborados pelos moradores que relatavam transtornos com o barulho e o trânsito.
De acordo com Sanches, os organizadores se mostraram abertos a colaborar e ajustaram o horário da festa, além de reposicionar as caixas de som para minimizar o impacto. “Os organizadores do Samba são todos empreendedores, batalhadores, pessoas de boa fé”, disse o vereador. “Eles fizeram o compromisso de que vão adequar o evento aos horários permitidos e tomar medidas para minimizar o incômodo à vizinhança”.
Como parte do acordo, Sanches garantiu apoio do poder público, incluindo a instalação de banheiros químicos adicionais e a produção de faixas informando a proibição do uso de som automotivo, apontado como um dos principais incômodos após o término do evento. A Polícia Militar e a Secretaria de Transporte de Salvador também oferecerão suporte, atuando para assegurar que as novas regras sejam cumpridas.
“Estou com expectativa alta de que hoje será um dia diferente, em que a harmonia seja a palavra de ordem”, concluiu o vereador.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).