Variedades

Dicionário de Baianês do Aratu On: saiba, de uma vez por todas, o que é gíria, meme ou ofensa

Desde que o soteropolitano Davi, morador de Cajazeiras, entrou no BBB 24, a internet e a casa do reality show entraram num eterno - e repetitivo - debate: "Isso que ele falou é preconceito, meme ou gíria?"

Por Bruna Castelo Branco

Dicionário de Baianês do Aratu On: saiba, de uma vez por todas, o que é gíria, meme ou ofensaRedes Sociais

Desde que o soteropolitano Davi Brito, morador de Cajazeiras, entrou no BBB 24, a internet e a casa do reality show entraram num eterno e repetitivo - debate: "Isso que ele falou é preconceito, meme ou gíria?".


Na madrugada desta quinta-feira (1/2), mais uma frase dita pelo baiano chamou a atenção dos participantes do programa, que tiveram a certeza de que Davi estava caçoando do corpo de um colega de confinamento - quando, na verdade, era só um meme que circula há meses internet, sem significado algum.


No meio de uma discussão com Lucas Henrique e MC Bin Laden, Davi disse para Lucas, que estava exaltado: "Calma, calabreso!", em referência aos vídeos do comediante Toninho Tornado, que tem 5 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, e brinca de passar substantivos femininos para o masculino. Por exemplo: calabresa vira calabreso; mussarela vira mussarelo; laranja vira laranjo; panela vira panelo, e por aí vai.


https://twitter.com/igorzmpl/status/1753041817526759559

MC Bin Laden, primeiro brother a apontar gordofobia na fala de Davi, já gravou um vídeo em referência ao mesmo meme:


https://twitter.com/muitohumildee/status/1752921881798234281

Logo depois, foi instaurada na casa do Big Brother Brasil a "CPI do Calabreso", e todo mundo, de um a um, ou em grupo, foi até Davi questionar o que ele quis dizer com a fatídica palavra, com direito até a discurso sobre a necessidade de se respeitar e valorizar todos os corpos. E vale ressaltar: a expressão é engraçada, mas, dessa vez, não é baiana.


https://twitter.com/davibritof/status/1752974623954657667

E aí, já prevendo mais brigas causadas por expressões ou gírias mal ditas ou ditas fora de contexto, o Aratu On decidiu fazer um dicionário de sinônimos não oficial de Baianês para o resto do Brasil. Algumas dessas palavras e termos, inclusive, já foram ditos por Davi dentro do reality show:


- Pombo sujo: mau-caráter, vagabundo, enrolado. Pessoa pouco confiável
- Baixo astral: Relacionado a baixaria. Pessoa que usa muito palavrões, ou sexualiza as expressões.
- La ele: "Deus me livre" ou "Eu, não!".
- "Voltei, puta!": É usado para dar ênfase. "Voltei, caramba!".
- "Seu puto": "Seu sacana".
- Barril: Tenso!
- Migué/Miguezeiro: Mentira/Mentiroso.
- "Negão/Minha filha": Uma maneira não ofensiva de se dirigir a alguém. Pode ser substituído pelo nome da pessoa com quem se está falando. É usado com pessoas brancas, inclusive.
- Boca de me dê: Pessoa que pede muito as coisas dos outros, especialmente comidas. O popular "pidão".


Ah, mas é importante lembrar: as expressões podem ter outros significados a depender do contexto. Além disso, como todo mundo já sabe, a criatividade do baiano é infinita por isso, vários exemplos ficaram de fora. Por isso, fica a pergunta: qual termo ou expressão você acrescentaria ao nosso Dicionário de Baianês?


Acompanhe nossas transmissões ao vivo nowww.aratuon.com.br/aovivoSiga a gente no InstaFacebook e TwitterQuer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.