Dengue: com aumento de 200% nos casos, saiba como se proteger contra o mosquito
Verniz repelente para paredes, lâmpada led anti-inseto, repelentes eletrônicos são opções de prevenção.
Com a chegada do outono e as variações das temperaturas, foi registrado pelo Ministério da Saúde um aumento de até 200% de casos de dengue no Nordeste do país. Essas influências climáticas são propícias para que os ovos dos mosquitos ecludam e aumentem a quantidade de vetores do Aedes Aegypti.
Conforme o boletim epidemiológico nº 45 de 2022, ocorreram 1.400.100 de casos prováveis de dengue, registrados até dezembro no Brasil, contabilizando um aumento de 172% em relação ao ano anterior.
Foto: Divulgação/Ferreira Costa
Para combater o mosquito e evitar a transmissão do vírus, há cuidados e produtos de barreira que podem ser encontrados em lojas comerciais. O verniz repelente para paredes, lâmpada led anti-inseto, repelentes eletrônicos, telas protetoras, multi-inseticidas, velas, raquetes elétricas e pulverizadores são opções de proteção.
Foto: Divulgação/Ferreira Costa
Outras práticas indispensáveis são: evitar depósitos com água parada, vedar esses depósitos ou optar por caixas d’água com travas, lonas para cobrir piscinas, pneus e materiais de construção; contentor plástico empilhável de garrafas, grelha com trava, além de manter sempre limpas as bandejas de ar-condicionado. Importante também lavar com água, sabão e bucha tanques, tambores, potes e cisternas para remover de ovos do mosquito e fazer a manutenção das piscinas e das caixas d’água, usando cloro específico para estes recipientes.
LEIA MAIS: Confira o esquema de vacinação contra a Covid-19 para esta segunda-feira em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!