Estudantes universitárias debocham de colega de 40 anos e vídeo viraliza: "era pra estar aposentada"
Sobrinha da vítima de preconceito disse que tia sempre teve sonho de estudar, mas não teve oportunidade
Viralizou, neste fim de semana, o vídeo de três estudantes universitárias da cidade de Bauru, em São Paulo, debochando de uma colega. O motivo? A mulher tem por volta de 40 anos e, portanto, segundo a lógica das jovens, não deveria estar na faculdade.
"Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?", diz uma das alunas. Depois, uma segunda emenda: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". "Realmente", concorda a terceira, falando que a mulher não deve nem saber o que é Google.
O vídeo foi bastante criticado nas redes sociais. "É lamentável ver pessoas sendo ridicularizadas por algo tão superficial como a idade. Essa atitude só mostra a ignorância e o desrespeito das meninas que fizeram esse vídeo. Não importa se alguém tem 20, 40, 60 anos: todos têm o direito de estudar e aprender", escreveu o teólogo Tiih Gonçalves, em comentário de publicação no Twitter. Na mesma rede social, a professora de educação física Mirlandia escreveu que "a mentalidade de algumas pessoas é lamentável".
A sobrinha da estudante de 40 anos, Beatriz Linares, defendeu a tia, que usa o nome 'Paty', no Instagram. "Minha tia sempre batalhou, trabalhando sem parar desde pequena, com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas", disse.
FACULDADE E ACOLHIMENTO
Sem citar diretamente o caso, a UniSagrado condenou "qualquer tipo de discriminação", em comunicado. "Para começarmos esta conversa, deixamos claro que não compactuamos com qualquer tipo de discriminação. Completando… defendemos uma causa: A EDUCAÇÃO. Na verdade, somos a causa. Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós".
Se de um lado existiu preconceito, em outro também houve acolhimento. Colegas de classe de Paty repudiaram o vídeo e lhe presentearam com flores. Fotos desse momento foram compartilhados por ela e pela sobrinha no Instagram.
APOSENTADORIA NO BRASIL
Apenas a título de curiosidade, para uma mulher se aposentar no Brasil, em 2023, é preciso ter, no mínimo, 58 anos ou 30 anos de contribuição para o INSS.
ETARISMO
O preconceito relacionado à idade das pessoas, principalmente aos idosos, é chamado de "etarismo". O termo está relacionado a questionamentos a respeito da capacidade de pessoas mais velhas tomarem decisões, exercerem determinadas profissões e até executar tarefas cotidianas.
LEIA MAIS: Vamos falar sobre capacitismo?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!