DIA DA CERVEJA: Restaurante recria bebida inspirada na saga Harry Potter; Confira
DIA DA CERVEJA: Restaurante recria bebida inspirada na saga Harry Potter; Confira
Por Debora Rezende, do Conto ao Ponto, parceiro do Aratu Online
Na manhã de outra sexta-feira, Marcelo Conde, um dos sócios do Utopia Restobar, no Rio Vermelho, abre as portas de madeira do espaço. Logo na entrada, as paredes nos dizem que a ideia de ?utopia? está ligada aos lugares e situações em que tudo acontece de maneira perfeita ou ideal.
O desafio do dia é o de recriar um drink ligeiramente mágico. ?Tem tudo a ver com o Utopia?, afirma o empresário, que se prepara para trazer à vida a Cerveja Amanteigada, bebida famosa das adaptações da franquia Harry Potter para os cinemas. ?Pensei muito no que eu imaginava que seria quando estava lendo?, diz Marcelo, leitor das obras da britânica J.K. Rowling que geraram os oito filmes da série.
Aos 29 anos, ele e o sócio Fred Prado idealizaram o Utopia como um lugar diferente para interagir e descontrair. Assim, desde a inauguração, o bar sustenta o conceito de oferecer bebidas alternativas e divertidas para o público. ?A gente começou há quatro anos com essa proposta de restobar, que é diferente do ambiente de restaurante, muito também pelos drinks?, comenta.
Na casa, eles já testaram roskas com sabores exóticos como jambo, ameixa e capim santo. ?Nossa ideia é justamente provocar uma sensação diferente?, pontua Marcelo. Hoje, o carro-chefe da marca é o drink Dolce Gusto, uma bebida de frutas vermelhas que leva um algodão doce no topo do copo e faz sucesso pelo arranjo pouco convencional. ?Falo que era meu sonho de criança ter uma máquina de algodão doce. Hoje, eu tenho três?, brinca.
“Por entre cadeiras acolchoadas e inscrições de Mario Quintana na parede, Marcelo diz que tem grandes chances de a própria Cerveja Amanteigada entrar no cardápio do Utopia. ?Fiz pensando mesmo em testar para o público?, revela.
Dentro do universo mágico gastronômico de Harry Potter, a bebida é um dos itens que mais chama atenção dos fãs, ao lado dos Feijõezinhos de Todos os Sabores e do Suco de Abóbora. Na hora de preparar a mistura, Marcelo fez o teste ingredientes como creme de leite, cerveja, água com gás e, claro, manteiga. Para completar, adicionou caramelo. ?Acho que vai dar o que gosto que a gente imagina?, finalizou.
Escapatória
Com um público majoritariamente formado por jovens adultis, principalmente mulheres, Marcelo Conde conta que o Utopia aproveita também o movimento dos que frequentam o boêmio Rio Vermelho. Pertinho do Portela Café e nas imediações do Largo da Dinha, o bar acaba chamando a atenção de quem transita por ali.
Ainda assim, nos últimos tempos, os efeitos da crise econômica têm sido bastante sentidos e o bar precisou enxugar as despesas. Como uma das saídas para se manter, os sócios ingressaram em outra área ? a dos grandes casamentos.
?A gente entrou de forma muito rápida no mercado?, explica. Contratada como o bar de roskas das festas, a marca encontrou nos eventos uma nova opção para sofrer menos com as incertezas da economia. ?Isso é um lado positivo da crise, te ensina a ser mais eficiente?, pondera Marcelo. Em dezembro do ano passado, a marca Utopia Eventos fez uma média de oito casamentos. Assim, a cena parece ser promissora. ?Para mim, está em uma crescente?, comenta o empresário.
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