UCSAL investe em editora de livros e projeta parcerias na Educação
Semana de Mobilização Científica (SEMOC) deve expor as primeiras obras da UCSAL Press. Editora da UCSAL vai publicar textos acadêmicos e literários
Por Júlia Naomi.
Segunda editora universitária da Bahia, a UCSAL Press foi lançada em 6 de junho deste ano, com o objetivo de promover a difusão do conhecimento científico, cultural e artístico por meio da publicação de obras acadêmicas e institucionais. As primeiras obras publicadas pela instituição serão apresentadas ao público durante a Semana de Mobilização Científica (SEMOC) da Universidade Católica de Salvador, que terá início no dia 20 de outubro.
De acordo com o Prof. Dr. Deivid Lorenzo, reitor da UCSAL, editora publicará tanto obras acadêmicas desenvolvidas na instituição, quanto produções literárias, que passarão por um trabalho refinado de editoração. “A editora universitária tem como propósito dar visibilidade a toda e qualquer espécie de manifestação do conhecimento. Não apenas o meramente acadêmico”, diz Lorenzo, ao afirmar que contos, poesias e outros formatos líricos farão parte do acervo da editora.
As primeiras obras publicadas da UCSAL Press serão expostas em evento público pela primeira vez durante a Semana de Mobilização Científica (SEMOC), organizada pela comunidade acadêmica da universidade a fim de estimular a pesquisa científica e o intercâmbio intra e interinstitucional no âmbito nacional e internacional. Para o reitor, este é o evento acadêmico mais importante da instituição.
“É um lugar onde a gente apresenta um trabalho e uma produção que é nossa, além de um trabalho em rede com parceiros externos, com sujeitos que vêm de outros lugares do país e de fora do país, que desenvolvem um trabalho articulado conosco”, explica Deivid Lorenzo. O reitor da UCSAL também adiantou que o tema da 28° edição do evento será Educação e Esperança. “Falar em educar é falar nesse ramo de esperançar, de acreditar no futuro e na nossa contribuição social”, acredita.
No evento aberto ao público, haverá um espaço destinado à nova editora, com a primeira exposição de suas publicações, ainda que com um volume inicial reduzido. “O trabalho de publicação da Editora Universitária demora um certo tempo. Para ter a marca, a chancela de uma instituição de credibilidade como é a UCSAL, [a produção] passa por um conselho editorial, por toda a comissão que vai refinando o trabalho, para culminar na publicação. Então, isso demanda um certo tempo”, pondera o reitor.
Editora da UCSAL é criada proximo ao 65° aniversário da instituição
Em outubro de 2026, a Universidade Católica de Salvador completará 65 anos de existência, em um contexto de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos. Como agenda para a celebração dos 65 anos de existência da universidade, o reitor afirma que a instituição inaugurou um Centro de Inovação e se preocupa em refinar conhecimentos que hoje estão acessíveis, na palma da mão.
Lorenzo também menciona a discussão de projetos de empreendedorismo social para a instituição, a partir do entendimento de que “a formação é mais do que oferecer conhecimento técnico. É proporcionar a integralidade de sujeito ético e que se coloca a serviço da sociedade através do conhecimento profissional”.
Leia também: Governo da Bahia lança a 13ª edição da Flica; evento será em outubro
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).