Trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval passam por vistorias
Os trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval passam por vistorias até 11 de fevereiro no Parque de Exposições, em Salvador
Por Lucas Pereira.
A maior folia de rua do planeta está em contagem regressiva e os trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval estão passando por vistorias a partir desta segunda-feira (26). Até o dia 11 de fevereiro, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vistoriam os equipamentos no Parque de Exposições, em Salvador.
Segundo o DPT, o objetivo central é submeter cada gigante das avenidas a testes de estresse e funcionalidade, assegurando que nenhum veículo apresente riscos estruturais ou mecânicos durante os desfiles nos circuitos da folia.
Os peritos e técnicos em mecânica realizam uma checagem minuciosa em sistemas vitais, como freios, direção, suspensão e pneus. De acordo com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, essa etapa é inegociável para garantir a proteção de foliões e profissionais.
“Essa vistoria é uma etapa essencial para assegurar que os veículos estejam em condições adequadas de circulação. Nosso compromisso é contribuir para uma festa segura, protegendo tanto os participantes quanto os profissionais envolvidos nos eventos”.
Em 2026, a fiscalização está ainda mais rígida: além da parte mecânica, é obrigatória a apresentação do projeto elétrico detalhado, visando prevenir princípios de incêndio ou falhas na rede de alta tensão.
Os proprietários de veículos que não forem aprovados na primeira triagem deverão realizar as adequações solicitadas e retornar para uma nova avaliação dentro do prazo estipulado, sob risco de proibição de desfile nos eventos oficiais.
Desde novembro de 2025, a Secretaria de Manutenção (Seman) vem trabalhando na limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem, reparos no asfalto e serviços de poda. Paralelamente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ampliou a fiscalização quanto ao uso de recipientes de vidro nos circuitos e realiza inspeções em marquises de imóveis.
Já a Transalvador atua no ajuste e na realocação de placas que podem atrapalhar a circulação dos trios elétricos, além de adotar outras providências.
Fuzuê e Furdunço
Os eventos pré-carnavalescos já consolidados no calendário de Salvador terão uma alteração neste ano. A Prefeitura anunciou a inversão das datas do Fuzuê e do Furdunço, realizados no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).
Com a mudança, o Furdunço será realizado no sábado de folia, 7 de fevereiro, enquanto o Fuzuê acontece no dia seguinte, domingo, 8 de fevereiro.
Carnaval 2026
O Carnaval de Salvador 2026 começa oficialmente na quinta-feira, 12 de fevereiro. A programação do Verão de Salvador será antecedida pelo Furdunço, no sábado (7), que terá Filhos de Jorge entre as atrações, pelo Fuzuê, no domingo (8), e por apresentações de fanfarras na quarta-feira (11), na Barra. Blocos como Camaleão (Bell Marques), Coruja (Ivete Sangalo), Largadinho (Claudia Leitte), Timbalada, Crocodilo (Daniela Mercury) e Me Abraça (Durval Lélys) já confirmaram participação.
O Carnaval de Salvador 2026 terá como tema “O Samba Nasceu Aqui”, destacando a Bahia, especialmente o Recôncavo Baiano, como um dos berços do ritmo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).