Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis

Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis para garantir sinal de TV de qualidade; saiba mais

Por Lucas Pereira.

O Ministério das Comunicações deu início à Fase C do programa 'Brasil Antenado', abrindo o agendamento para a instalação gratuita de kits de antena parabólica digital em mais de 20 municípios da Bahia. Dessa forma, moradores dessas cidades podem solicitar antenas digitais grátis.

Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis para garantir sinal de TV de qualidade; saiba mais. Foto: Divulgação

Segundo a pasta, a iniciativa é fundamental para famílias de baixa renda, uma vez que as parabólicas convencionais (as "teladas" antigas) deixarão de funcionar para dar espaço à tecnologia 5G. O kit digital gratuito, que inclui a antena, o receptor e a instalação profissional, garante acesso a mais de 100 canais com som e imagem em alta definição, combatendo o "apagão" de sinal em áreas com baixa cobertura terrestre.

Na Bahia, as cidades atendidas nesta etapa incluem polos como Carinhanha, Mucugê, Piatã e Campo Alegre de Lourdes. Para ter direito ao benefício, o morador deve preencher dois requisitos básicos: 

  • Estar inscrito em algum programa social do Governo Federal (CadÚnico);
  • Possuir uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em sua residência. 

O agendamento deve ser feito pelos canais oficiais da Entidade Administradora da Faixa (EAF) e o prazo para solicitação nesta fase vai até o dia 13 de junho de 2026.

A relação de cidades baianas que o programa abrange tem: Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda.

A justificativa para a substituição imediata é evitar interferências na rede 5G, que opera na mesma frequência das antenas antigas. Segundo o ministro Frederico de Siqueira Filho, a meta é assegurar que ninguém fique sem acesso à TV aberta, que continua sendo a principal fonte de cultura e lazer para milhões de brasileiros.

" É uma política pública que beneficia diretamente brasileiros e brasileiras em cidades onde há pouca ou nenhuma oferta de sinal de TV terrestre", afirmou o ministro.

Além da Bahia, o programa percorre outros 15 estados, projetando beneficiar mais de 650 mil famílias ao longo de suas três fases de execução.

E por falar em sinal digital, desde 2024 que o Grupo Aratu vem expandido a cobertura pelo território baiano. Em janeiro de 2025, a TV do Galinho chegou em Teixeira de Freitas; antes, ingressou em Luís Eduardo Magalhães, também em Ilhéus e Itabuna.

Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis. Foto: Divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.