Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis
Moradores de cidades da Bahia podem solicitar antenas digitais grátis para garantir sinal de TV de qualidade; saiba mais
Por Lucas Pereira.
O Ministério das Comunicações deu início à Fase C do programa 'Brasil Antenado', abrindo o agendamento para a instalação gratuita de kits de antena parabólica digital em mais de 20 municípios da Bahia. Dessa forma, moradores dessas cidades podem solicitar antenas digitais grátis.

Segundo a pasta, a iniciativa é fundamental para famílias de baixa renda, uma vez que as parabólicas convencionais (as "teladas" antigas) deixarão de funcionar para dar espaço à tecnologia 5G. O kit digital gratuito, que inclui a antena, o receptor e a instalação profissional, garante acesso a mais de 100 canais com som e imagem em alta definição, combatendo o "apagão" de sinal em áreas com baixa cobertura terrestre.
Na Bahia, as cidades atendidas nesta etapa incluem polos como Carinhanha, Mucugê, Piatã e Campo Alegre de Lourdes. Para ter direito ao benefício, o morador deve preencher dois requisitos básicos:
- Estar inscrito em algum programa social do Governo Federal (CadÚnico);
- Possuir uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em sua residência.
O agendamento deve ser feito pelos canais oficiais da Entidade Administradora da Faixa (EAF) e o prazo para solicitação nesta fase vai até o dia 13 de junho de 2026.
A relação de cidades baianas que o programa abrange tem: Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda.
A justificativa para a substituição imediata é evitar interferências na rede 5G, que opera na mesma frequência das antenas antigas. Segundo o ministro Frederico de Siqueira Filho, a meta é assegurar que ninguém fique sem acesso à TV aberta, que continua sendo a principal fonte de cultura e lazer para milhões de brasileiros.
" É uma política pública que beneficia diretamente brasileiros e brasileiras em cidades onde há pouca ou nenhuma oferta de sinal de TV terrestre", afirmou o ministro.
Além da Bahia, o programa percorre outros 15 estados, projetando beneficiar mais de 650 mil famílias ao longo de suas três fases de execução.
E por falar em sinal digital, desde 2024 que o Grupo Aratu vem expandido a cobertura pelo território baiano. Em janeiro de 2025, a TV do Galinho chegou em Teixeira de Freitas; antes, ingressou em Luís Eduardo Magalhães, também em Ilhéus e Itabuna.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).