Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira; veja cronograma

Prouni 2026 oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas para o primeiro semestre

Por Ananda Costa.

As inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 29 de janeiro, conforme edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo é destinado ao primeiro semestre de 2026 e será realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Prouni 2026. Foto: Rafa Neddermeyer

Para participar do processo seletivo do Prouni 2026, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025, obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Estudantes que realizaram o Enem como treineiros não podem se inscrever.

Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do Enem, será considerada a maior média obtida para fins de classificação no Prouni 2026.

Além do desempenho no exame, é necessário atender a pelo menos uma das condições previstas no edital, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista, integral ou parcial. Pessoas com deficiência também podem concorrer. Professores da rede pública de ensino podem disputar vagas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia, sem exigência de limite de renda.

Os candidatos deverão optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas às políticas afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. Para as bolsas integrais do Prouni 2026, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa.

A classificação será feita por curso, turno, instituição e local de oferta, respeitando a modalidade de concorrência escolhida e a ordem decrescente das notas do Enem.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2026 será divulgado no dia 3 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para 2 de março.

Veja cronograma do Prouni 2026

Foto: divulgação

Sisu, Prouni e Fies explicados

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , estudantes de todo o Brasil se aproximam do ingresso no ensino superior.  Eles podem acessá-lo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do  Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Financiamento Estudantil (Fies).

Para aproveitar as oportunidades, é fundamental compreender o funcionamento e o papel de cada modalidade. Pensando nisso, o Aratu On explica as diferenças entre essas formas de acesso e como a nota do Enem é utilizada em cada uma. É possível concorrer em diferentes modalidades, mas deve-se escolher apenas uma para fazer a matrícula.

LEIA MAIS: Sisu 2026: veja como se inscrever, vagas e cronograma completo

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.