Governo cria WhatsApp para denuncias de racismo durante o Carnaval
Sepromi lança canal no WhatsApp para denunciar racismo e intolerância religiosa durante o carnaval de Salvador
Por Júlia Naomi.
O governo estadual criou um canal no WhatsApp para recebimento de denúncias contra racismo e intolerância religiosa durante o Carnaval 2026. A iniciativa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) foi anunciada na terça-feira (10), na Casa da Igualdade Racial, no Pelourinho.

Como funciona o canal no WhatsApp para denunciar racismo no Carnaval?
A ferramenta, nomeada 'Zuri', é baseada em inteligência artificial e permite que vítimas e testemunhas registrem ocorrências de racismo ou intolerância religiosa de forma remota, segura e acessível, 24 horas por dia, por meio do número (71) 3117-7448.
+ Chatbot da Sefaz-BA oferece mais de 81 serviços pelo Whatsapp; veja
O canal de recepção de denúncias coleta informações essenciais sobre a ocorrência, oferece orientações automáticas e encaminha os casos para acompanhamento da equipe multidisciplinar no Centro de Referência em Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM).
A criação de Zuri busca fortalecer a atuação interinstitucional no combate ao racismo e à intolerância religiosa ao facilitar a articulação entre o CRNM, a Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIN) e demais órgãos parceiros.

Segundo a Sepromi, a tecnologia organiza os dados de forma estruturada, facilita a análise técnica e a geração de relatórios e indicadores, além de apoiar a criação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa.
+ Carnaval de Salvador tem pontos de Wi-Fi gratuito; saiba conectar
Significado do nome Zuri
Zuri é um nome de origem africana, da língua suaíli, que significa “bonita” ou “pessoa boa”. A ferramenta simboliza os valores de acolhimento, cuidado, dignidade e respeito que orientam o trabalho do Centro de Referência Nelson Mandela (CRNM).
Estrutura de atendimento da Sepromi no Carnaval 2026
Durante o Carnaval de 2026, a Sepromi terá postos de acolhimento espalhados por Salvador e cidades do interior. Veja locais:
Em Salvador
- Haverá postos fixos de acolhimento na Praça Municipal, com um stand do Centro de Referência, e também na Casa da Igualdade Racial, no Pelourinho, atendendo aos circuitos do Centro Histórico.
- Na Avenida Sete, o atendimento será realizado por meio do Plantão Integrado em Direitos Humanos, funcionando na sede do Procon, na Avenida Carlos Gomes.
- Já na Barra, o Plantão Integrado atuará em ponto específico situado na Avenida Centenário, no canteiro central, em frente ao Shopping Barra.
- Em Ondina, o atendimento será oferecido pela Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, posicionada em frente ao Colégio ISBA.
Interior da Bahia
Durante o período carnavalesco, a secretaria amplia sua presença institucional para dez municípios do interior da Bahia, entre eles, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Rio de Contas, Maragogipe e Vera Cruz.
A Sepromi também atuará no monitoramento e na qualificação dos dados sobre ocorrências de racismo, por meio da integração das informações ao Observatório Municipal, iniciativa que contribui para diagnósticos mais precisos e para o aprimoramento contínuo das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).