Fios elétricos de postes em Salvador podem ser aterrados, indica secretário
Sosthenes Macedo reconhece custo elevado para aterramento dos fios elétricos dos postes em Salvador como entrave, mas relembra que locais estratégicos da capital já passaram pelo processo
Por Matheus Caldas.
Os fios elétricos dos postes em Salvador podem ser aterrados. A possibilidade foi apresentada pela prefeitura à Neoenergia Coelba, segundo o novo secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sosthenes Macedo.
O gestor se reuniu com representantes da concessionária responsável pela geração de energia no estado e explicou, em entrevista à rádio Antena1, que a motivação principal é a segurança pública. “Não é por uma questão de estética, mas, sobretudo, por uma questão de segurança”, pontuou.
No aspecto da segurança, ele citou o arremesso de artefatos durante o período do carnaval. "As pessoas ainda jogam serpentina no cabeamento de energia e esse cabeamento eletrificado pode gerar um dano ou mesmo um risco muito grande à vida humana”, pontuou.

Ele reconhece o custo elevado para aterramento dos fios elétricos dos postes em Salvador como entrave, mas relembra que locais estratégicos da capital já passaram por este processo – localidades como Barra e no Centro Histórico já não possuem mais fiação aérea.
Diante desta experiência, Macedo propõe um projeto-piloto “em locais que chamam muita atenção”. “Dando certo, a gente [pode] prosseguir por toda a cidade”, delineou.
O titular da Sedur, contudo, admite que o projeto pode não sair do papel. "Não obstante a não possibilidade de fazer essa utilização subterrânea, a gente não pode achar normal alguns locais da cidade com tanto cabeamento, tanta fiação sendo utilizado de forma inadequada”, reclamou.
Assista entrevista com Sosthenes Macedo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).