Dia Nacional do Axé estreia com festa oficial na terça de Carnaval

Projeto que instituiu Dia Nacional do Axé Music foi sancionado em agosto de 2025

Por Juana Castro.

Sete meses após sanção do presidente Lula (PT), o Dia Nacional do Axé Music será celebrado em pleno Carnaval. A comemoração inédita acontecerá na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, em meio à programação oficial da folia.

De autoria da deputada federal Lídice da Mata (PCdoB), o Projeto de Lei (PL) 4187/24 foi sancionado pelo presidente em agosto de 2025. A escolha do dia 17 de fevereiro tem relação com a proximidade do Carnaval e homenageia um dos maiores sucessos do cantor Luiz Caldas, a música Fricote, considerada o marco inaugural do gênero musical.

“Ele cria o Dia do Axé Music no dia 17 de fevereiro porque geralmente cai em fevereiro. Tem relação com o primeiro disco de Luiz Caldas, que foi considerado o início do Axé e tem a ver com a alegria de fevereiro”, explicou Lídice em fevereiro do ano passado.

Dia Nacional do Axé Music tem relação com sucesso de Luiz Caldas

Data será celebrada pelo Jammil no Circuito Dodô

Entre os destaques da terça-feira de Carnaval, Dia Nacional do Axé Music, está o desfile do Bloco Praieiro, comandado pela banda Jammil e Uma Noites. O grupo se apresenta no fim da tarde da terça-feira (17), no Circuito Dodô, com um show preparado especialmente para marcar a estreia da data no calendário cultural brasileiro.

Rafa Barreto, cantora da banda Jammil, celebrará Dia Nacional do Axé Music no Circuito Dodô | Foto: Divulgação

No repertório, o Jammil reúne sucessos que atravessaram gerações, como “Milla”, “Celebrar”, “Colorir Papel”, “É Verão”, “Ê Saudade”, “Outdoor” e “Praieiro”. O setlist também inclui músicas do álbum Jammil + Forte, entre elas “Cidade Elétrica”, de Manno Góes e Jorge Zarath, e “Tonelada d’Água”, parceria de Manno Góes, Carlinhos Brown e Fernando Anitelli.

Outra faixa presente no repertório é a releitura de “Brasil Pandeiro”, clássico de Assis Valente, que dialoga com a valorização da música brasileira e com a homenagem ao samba, tema do Carnaval de Salvador.

“Estamos prontos para viver essa alegria imensa que é ter o Bloco Praieiro no Carnaval de Salvador e para encontrar todo mundo que estará no circuito neste dia. As canções do Jammil são uma marca da festa no Brasil e cantá-las em nossa casa é uma sorte imensa”, afirmou Rafa Barreto, líder da banda, que participou recentemente do Aratu Tá On, podcast do Aratu On.

Agenda do Jammil na folia

Além da apresentação no Dia Nacional do Axé Music, o Jammil cumpre uma extensa agenda durante o Carnaval. A banda se apresenta na quinta-feira (12) no Pelourinho, segue para São Paulo na sexta (13), passa por Santa Catarina no sábado (14) e retorna ao estado paulista no domingo (15).

Na segunda-feira (16), o grupo realiza dois shows em Minas Gerais, nas cidades de Ouro Preto e Conceição do Mato Dentro. A agenda se encerra na terça-feira (17), com o desfile do Bloco Praieiro no Circuito Dodô e um show no Carnaval do Pelourinho.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.