Voo da Air France para Salvador fica preso em Paris: 'A gente está há 7h sem comer'
O voo AF 476 da Air France, que sairia de Paris, na França, com destino a Salvador nesta segunda-feira (13), enfrenta um atraso de mais de 7 horas
Por Bruna Castelo Branco.
O voo AF 476 da Air France, que sairia de Paris, na França, com destino a Salvador nesta segunda-feira (13), enfrenta um longo atraso. A partida, inicialmente marcada para 10h30 (horário local) — 5h30 da manhã no horário de Salvador. Neste momento, a aeronave permanece parada no Aeroporto Charles de Gaulle, sem previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Salvador. Após mais de 7 horas, os consumidores começaram a ser retirados de dentro do avião para aguardarem no terminal.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
Atualização: Às 18h40 (horário local), os passageiros foram informados que o voo de hoje foi cancelado e que viajarão na terça-feira (14), às 10h30, mesmo horário em que o avião deveria ter decolado nesta segunda.
Ao Aratu On, o administrador de empresas Juarez Silva, passageiro do vôo, relatou que os clientes chegaram a entrar e sair da aeronave diversas vezes. "Todo mundo entrou no vôo. A primeira informação é que tinha acontecido alguma coisa com a bagagem e teria pequeno atraso", contou. Na sequência, funcionários da companhia informaram que o piloto do avião não estava lá, e que seria necessário esperar até que outro profissional chegasse no aeroporto.
"Depois, disseram que foi uma peça que quebrou, e aí teria que ver se tinha peça no estoque. Checaram, e disseram que a peça iria demorar para chegar, porque o estoque fica longe do avião", detalhou Juarez.
Após a identificação do defeito na peça, houve também troca de tripulação. Nesse período, a companhia chegou a anunciar diferentes previsões de decolagem, mas nenhuma se concretizou até o momento. De acordo com o administrador, os clientes ficaram presos no avião por mais de 7h, sem comida:
"Nesse tempo todo, não foi feito nada para os passageiros. Apareceu uns sanduíches no fundo do avião, e os passageiros que descobriram que tinha esse sanduíche que tinham que ir lá pegar. Em nenhum momento, ninguém falou que tinha nada. A gente está há 7h sem comer, sem se alimentar, trancados no avião. Uma pessoa que é diabética e pediu comida deram um pedaço de pão".
A aeronave, que estaria com lotação máxima, transporta crianças e idosos. Pelo menos quatro passageiros pediram para desembarcar, o que, segundo a tripulação, causou um novo atraso devido à necessidade de retirada das bagagens. Segundo Juarez, o piloto chegou a responsabilizar quem escolheu sair do avião pelo atraso:
"Uma situação temerária, o piloto sem nenhuma habilidade falando várias vezes que iria chamar a polícia, que o 'clima' no avião não está bom, culpando os passageiros que pediram para sair, dizendo que eles estavam atrasando a vida de todos porque iria precisar procurar e retirar as malas deles. Tratamento péssimo, não estão dando informação. Ninguém sabe o que vai ser feito". Veja um vídeo do desembarque:
Após saírem do avião, os passageiros viram que a polícia foi acionada pela equipe da companhia aérea. "Aqui na porta do desembarque está a polícia conversando com o pessoal, não sei por quê. Não teve caos por parte dos passageiros", narrou Juarez. "Muito humilhante, experiência terrível. Um rapaz foi abordado por um policial porque tirou foto e fez filmagem. Botaram polícia para pegar as pessoas que estavam fazendo filmagens", acrescentou ele.
O Aratu On tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Air France, mas, até o momento, não obteve resposta.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).