Entre 5 e 7 de setembro trânsito será interditado no Centro de Salvador
Transalvador anuncia que entre 5 e 7 de setembro trânsito será interditado no Centro de Salvador para Desfile Cívico; Saiba pontos
Por João Tramm.
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) publicou a Portaria nº 232/2025, que detalha as mudanças no tráfego de veículos para o Desfile da Independência do Brasil, marcado para os dias 6 e 7 de setembro, no Centro da capital. As alterações constam no Diário Oficial do Munícipio, desta terça-feira (26), e começam desde o dia 5 de setembro, durante o ensaio do cortejo cívico.
Segundo a portaria, haverá interdição de vias, instalação de barreiras fixas e móveis, proibição de estacionamento e desvios. O objetivo, segundo a Transalvador, é ordenar o fluxo de veículos e garantir segurança para pedestres e participantes do evento.
Ensaio – 5 de setembro
No dia 5, durante o ensaio do desfile, entre 21h e 23h59, a Avenida Sete de Setembro, no trecho do Largo do Campo Grande até o Corredor da Vitória, terá circulação e estacionamento proibidos. Haverá ainda desvios para motoristas vindos do Vale do Canela e Corredor da Vitória, além de inversão de sentidos no entorno da Praça Dois de Julho.
Desfile Cívico – 6 e 7 de setembro
Para os dias principais da festa, a Transalvador montará um esquema especial:
-
Barreiras fixas (BF): começam a ser instaladas a partir das 19h do dia 6/9, em pontos estratégicos como a Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Rua Banco dos Ingleses e Avenida Sete de Setembro.
-
Barreiras móveis (BM): no dia 7/9, a partir das 5h, reforçarão os bloqueios em áreas como Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, Politeama e Graça.
-
Barreiras de sinalização (BS): também a partir das 5h, com faixas e cones em vias de acesso, como Vale dos Barris, Praça da Piedade e Politeama.
Além disso, a proibição de estacionamento valerá desde a meia-noite do dia 7 em importantes corredores, como a Av. Sete de Setembro (da Barra ao Campo Grande), Largo da Graça, Praça Castro Alves, Rua Chile, Carlos Gomes e Ladeira da Montanha.
Outras medidas
-
Veículos de serviços essenciais (ambulâncias, polícias, bombeiros e órgãos públicos) terão livre acesso, desde que identificados.
-
Moradores das áreas interditadas poderão circular mediante comprovação de endereço.
-
Estacionamento especial será garantido para ônibus a serviço do evento e veículos de autoridades.
-
O tráfego será liberado apenas após a limpeza realizada pela Limpurb.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).