Arraiá, corrida e eventos religiosos alteram trânsito em Salvador; confira

Mudanças no trânsito em Salvador ocorrem entre quinta-feira e domingo por causa de procissões, festejos juninos, corridas de rua e celebrações de Santo Antônio

Por Ananda Costa.

O trânsito em Salvador será alterado em diversos pontos da cidade durante o feriadão de Corpus Christi e o fim de semana. As mudanças incluem interdições temporárias, bloqueios progressivos e desvios de tráfego para a realização de eventos religiosos, festejos juninos, corridas de rua e manifestações culturais que devem reunir milhares de pessoas entre quinta-feira (4) e domingo (7).

Alterações no trânsito em Salvador. Foto: Divulgação

Entre os destaques da programação está o Arraiá da Prefs, que movimenta o Centro Histórico ao longo do mês de junho. Além disso, procissões de Corpus Christi, eventos ligados às celebrações de Santo Antônio, corridas de rua e desfiles populares também devem impactar o trânsito na capital baiana.

Confira mudanças no trânsito de Salvador

Arraiá da Prefs 2026 - entre os dias 1º e 24 de junho

Arraiá Da Prefs Agenda De Salvador

O Centro Histórico de Salvador passará por alterações no tráfego de veículos durante o período junino. Entre os dias 4 e 23 de junho, haverá interdição do trânsito, das 18h às 23h59, nas vias Rua Chile, Rua da Misericórdia e Praça da Sé.

Além disso, a partir das 18h, serão instaladas barreiras móveis na Praça Castro Alves com a Rua Ruy Barbosa, na Rua Chile com a Rua do Tesouro e na Avenida Sete de Setembro com a Praça Castro Alves (Sulacap), se houver necessidade.

No dia 14 de junho de 2026, em razão da realização do Desfile da Rural Elétrica, o trânsito será interditado a partir das 16h nas vias Rua Chile, Rua da Misericórdia e Praça da Sé. A partir do mesmo horário, serão implantadas barreiras móveis na Praça Castro Alves com a Rua Ruy Barbosa, na Rua Chile com a Rua do Tesouro e na Avenida Sete de Setembro com a Praça Castro Alves (Sulacap), se houver necessidade.

 Procissão Corpus Christi - quinta-feira (4)

Boca do Rio – O bloqueio do tráfego ocorrerá de forma progressiva, a partir das 8h30, na faixa da direita das seguintes vias: Rua Abelardo Andrade de Carvalho (saída da Paróquia São Francisco de Assis), Rua Clemente Mariani, Rua Emiliano Galiza, Rua Hélio Machado, Rua Desembargador Lineu Lapa Barreto, Rua Novo Paraíso, Rua Antônio da Silva Coelho, Rua Luíza Marrim, Rua Simões Filho e Rua Abelardo Andrade de Carvalho (chegada à Paróquia São Francisco de Assis).

Pau da Lima – Na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, no final de linha de Pau da Lima, o trânsito será interditado das 16h às 21h30. Além disso, a partir das 16h, o fluxo de veículos será bloqueado de forma progressiva na faixa da direita das seguintes vias: Rua Colina Azul (saída), Rua Pastor José Guilherme de Moraes, Rua Jayme Vieira Lima, Rua Dr. Arthur Gonzales, Rua Tenente José Nélson de Almeida e Praça Nossa Senhora Auxiliadora (chegada ao final de linha de Pau da Lima).
Roma – O trânsito será interditado de forma progressiva, a partir das 9h45, nas seguintes vias: Praça Irmã Dulce (saída do Santuário Santa Dulce dos Pobres), Rua Barão de Cotegipe, Rua Frederico Lisboa, Praça André Rebouças, Rua Raimundo Bizarria, Rua Conselheiro Zacarias e Praça Irmã Dulce (chegada ao Santuário Santa Dulce dos Pobres).

Desfile do Bandeirão da Copa 2026 - sábado (6)

O tráfego de veículos entre os bairros Roma e Bonfim passará por alterações em razão da realização do Desfile do Bandeirão da Copa 2026, que acontece neste sábado (6). A interdição do trânsito será de forma progressiva, a partir das 15h, nas seguintes vias: Rua Monsenhor Basílio Pereira (saída), Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim (chegada).

 Arrastão Se Bulindo - sábado (6)

O bairro de Santo Antônio Além do Carmo será palco do evento Arrastão Se Bulindo neste sábado (6), o que provocará alterações no trânsito da região para garantir a realização da festividade. A partir das 12h, o tráfego de veículos será interditado de forma progressiva na faixa da direita das seguintes vias: Largo da Quitandinha (saída), Rua dos Adobes, Praça dos Quinze Mistérios, Rua dos Marchantes, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direita de Santo Antônio e Largo de Santo Antônio Além do Carmo (chegada).

PET na Pista / Corrida Solidária da UFBA  - domingo (7)

A região entre os bairros da Ondina e da Barra sofrerá alterações no tráfego de veículos em razão da realização do evento PET na Pista / Corrida Solidária da UFBA, neste domingo (7). Haverá interdição do tráfego de veículos, das 6h às 8h, na Avenida Oceânica, no trecho entre a Avenida Milton Santos (Monumento Meninas do Brasil) e o Largo do Farol da Barra.

A medida abrangerá a faixa da direita, sentido Barra, entre o Largo do Lamarão e a Rua José Sátiro de Oliveira; a faixa da direita, sentido Itapuã, entre a Rua Morro do Escravo Miguel e a Avenida Milton Santos; e a faixa da direita, sentido Barra, entre a Rua Carlos Chiacchio e a Rua Arthur Neiva, todos os trechos compartilhados com grades instaladas pelo promotor do evento.

Também serão realizados desvios de tráfego, das 6h às 8h, da Avenida Sete de Setembro para a Rua Afonso Celso, da Avenida Almirante Marques de Leão para a Rua Dias d’Ávila e da Avenida Oceânica para a Avenida Milton Santos.

Serão instaladas Barreiras Fixas (BF), a partir das 05h, nas seguintes vias:

BF 01 – Av. Oceânica (parte da avenida) / Largo do Lamarão;
BF 02 – Av. Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira – Morro do Gato (saída);
BF 03 – Av. Oceânica / Rua Leoni Ramos;
BF 04 – Av. Oceânica / Rua Fernando Luz;
BF 05 – Av. Oceânica / Rua Francisco Otaviano.
BF 06 – Av. Almirante Marquês de Leão / Largo do Farol da Barra.
Serão instaladas Barreiras Móveis (BM), a partir das 06h, nas seguintes vias:
BM 01 – Av. Mílton Santos / Rua Dr. Oswaldo Ribeiro;
BM 02 – Rua Miguel Burnier / Rua Airosa Galvão;
BM 03 – Av. Centenário / Último Retorno.

Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego os seguintes itinerários: no sentido Barra/Ondina, pela Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier e Avenida Centenário; e no sentido Ondina/Barra, pela Avenida Oceânica, Avenida Milton Santos, Rua Doutor Oswaldo Ribeiro e Rua Professor Sabino Silva.

 Corrida da Bamor - domingo (7)

Quem for transitar entre os bairros Costa Azul e Boca do Rio deve ficar atento às alterações no tráfego que ocorrerão em razão da Corrida da Bamor, que acontece neste domingo (7).

 A interdição do tráfego de veículos será das 5h30 às 8h30, na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, no trecho entre o Jardim de Alah e a Arena Canto da Cidade. A partir das 5h30, será instalada uma barreira móvel na Av. Octávio Mangabeira, na altura do retorno do McDonald’s, no Jardim de Alah.

Os veículos provenientes da Pituba, com destino a Itapuã, das 5h30 às 8h30, terão como opção de tráfego as seguintes vias: retorno em frente ao McDonald’s, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevedo Machado (Costa Azul), Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana Filho, Avenida Professor Pinto de Aguiar, Rua Carimbamba e Avenida Octávio Mangabeira.

 Carreata de Santo Antônio domingo - (7)

O fluxo de veículos entre os bairros Barbalho e Santo Antônio Além do Carmo passará por alterações em razão da realização da Carreata de Santo Antônio, que acontece neste domingo (7).

A interdição ocorrerá de forma progressiva, a partir das 10h, em uma faixa de tráfego, nas seguintes vias: Largo de Santo Antônio Além do Carmo (saída), Ladeira do Baluarte, Rua Vital Rêgo, Rua Engenheiro João Pimenta Bastos, Rua Manoel Caetano, Ladeira do Arco, Praça do Barbalho, Rua Emídio dos Santos, Rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Rua Saldanha Marinho, Rua Vale do Queimadinho, Estrada da Rainha, Rua Nossa Senhora de Lourdes, Via Expressa, Estrada da Rainha, Largo da Baixa de Quintas, Rua General Argolo, Largo Dois de Julho, Rua Cônego Pereira, Rua Antero de Brito, Ladeira Cônego Pereira, Rua Barão de Macaúbas, Rua Dr. Rocha Leal, Rua Monte Castelo, Rua Arthur Cesar Rios, Rua Anfilófio de Carvalho, Rua Dr. Rocha Leal, Rua Aristides Attico, Rua Clínio de Jesus, Rua Aristides Attico, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Rua dos Adobes, Praça dos Quinze Mistérios, Rua dos Marchantes, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direita de Santo Antônio e Largo de Santo Antônio Além do Carmo (chegada).

 Lavagem das Escadarias da Igreja de Santo Antônio - domingo (7)

A Lavagem das Escadarias da Igreja de Santo Antônio promete movimentar o bairro de Santo Antônio Além do Carmo neste domingo (7) e, por isso, provocará alterações no trânsito da região. Haverá interdição do tráfego de veículos, a partir das 10h, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo. 

Além disso, o trânsito será interditado de forma progressiva, também a partir das 10h, na faixa da direita das seguintes vias: Largo da Quitandinha (saída), Rua dos Adobes, Praça dos Quinze Mistérios, Rua dos Marchantes, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direita de Santo Antônio e Largo de Santo Antônio Além do Carmo (chegada).

Trezena de Santo Antônio - domingo (7)

Santo Antônio Agenda De Salvador

O tráfego de veículos entre os bairros da Barra e da Graça sofrerá alterações em razão da realização do evento religioso Trezena de Santo Antônio, que acontece neste domingo (7). 

A interdição do trânsito ocorrerá de forma progressiva, a partir das 15h, em uma faixa de tráfego, nas seguintes vias: Praça Santo Antônio da Barra (saída da Igreja Santo Antônio da Barra), Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra), Largo do Porto da Barra, Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Avenida Princesa Isabel, Avenida Princesa Leopoldina, Largo da Graça, Rua da Graça, Largo da Vitória, Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra) e Praça Santo Antônio da Barra (chegada à Igreja Santo Antônio da Barra).

LEIA MAIS: Copa do Nordeste: Por que o Vitória pode ser penta e reivindicar o hexa?

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.