Bahia entra em alerta para tempestades e chuvas intensas, diz Inmet
Alerta para tempestades e chuvas intensas segue até sexta-feira em pelo menos 12 cidades da Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de alerta laranja abrangendo a Bahia e outros 18 estados brasileiros. O alerta, válido até a próxima sexta-feira (20), prevê tempestades e chuvas intensas que podem causar transtornos em diversas regiões do país.

Na Bahia, 12 municípios estão na rota do temporal. A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h (podendo chegar a 100 mm/dia), acompanhados de ventos severos com rajadas entre 60 e 100 km/h.
As cidades sob monitoramento são:
-
Abaré
-
Campo Formoso
-
Casa Nova
-
Chorrochó
-
Curaçá
-
Jaguarari
-
Juazeiro
-
Macururé
-
Remanso
-
Rodelas
-
Sento Sé
-
Sobradinho
Abrangência Nacional
Além da Bahia, o alerta estende-se por quase todas as regiões do Brasil, englobando estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.
Devido ao risco de descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Outra orientação importante é evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e painéis publicitários. Além disso, sempre que possível, recomenda-se desligar os aparelhos elétricos e também o disjuntor geral de energia.
Em caso de incidentes, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Bahia em alerta
No início de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou um alerta de tempestade com grau de severidade classificado como perigo para 242 municípios da Bahia.
Entre os principais riscos associados ao fenômeno estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e prejuízos em áreas de plantio. A recomendação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e redobre a atenção em áreas de risco.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).