Salvador recebe torneios de robótica regional e internacional

Torneios de robótica regional e internacional ocorrem no II Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 12 e 13 de dezembro

Por Júlia Naomi.

Dois torneios de robótica em Salvador exibem soluções tecnológicas e projetos de inovação estudantis, elaboradas por mais de 400 crianças e adolescentes. As competições, de caráter regional e internacional, integram a programação gratuita do II Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), a ser realizado na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã.

Salvador recebe dois torneios de robótica voltados para estudantes da educação básica. Foto: Divulgação / II Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com 403 competidores de 9 a 15 anos divididos em 56 equipes, a competição regional FIRST LEGO League (FLL) estabelece que cada time desenvolva um projeto de pesquisa e monte seu próprio robô a partir de peças de kits tecnológicos da LEGO. 

Os projetos devem ser programados, por meio de softwares visuais e intuitivos, a fim de executar funções como como pegar objetos, desviar de obstáculos ou reagir a estímulos captados por sensores de cor, toque ou distância.

Na temporada de 2025, a competição tem como tema "Unearthed", com objetivo de incentivar os participantes a associarem tecnologia e a arqueologia para impulsionar descobertas. Os seis melhores projetos da etapa regional irão garantir vaga no torneio nacional, em São Paulo, e disputar a chance de representar o Brasil no campeonato mundial, em Houston, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação / SESI

Já na competição internacional STEM Racing, anteriormente conhecida como F1 in Schools, as equipes precisam criar do zero sua própria escuderia e desenvolver o design de um carrinho de Fórmula 1 para disputar corridas em uma pista reduzida em linha reta.

A iniciativa estimula estudantes de 9 a 19 anos a montar uma “empresa júnior”, projetar e modelar o carro, administrar a escuderia e até captar patrocinadores para competir. No fim do festival, três equipes serão enviadas para o nacional, em São Paulo.

Iniciativas educacionais oportunizam participação em torneios de robótica

Para Fernando Didier, líder técnico de Robótica Educacional do SESI Bahia e coordenador dos torneios, a robótica eleva a autoestima dos competidores e viabiliza uma qualificação mais apropriada para o mercado de trabalho, seja nesta área ou em outras similares. 

“Quando eles entram na robótica, enxergam a realidade por outra lente. Ao trocar experiências com outras equipes não só do Brasil, mas de fora, passam a ver que também são capazes de fazer o mesmo que outros países e, com isso, se empoderam. A robótica dá aos estudantes uma formação diferenciada, ajudando a resolver problemas com mais rapidez e eficiência e a cooperar em grupo”, ressalta.

Com esta visão, o SESI apadrinha 14 equipes de escolas publicas e independentes, oferecendo kits de robótica, mesas de competição, assessoria técnica e treinamento de professores. De acordo com a instituição, este apoio não apenas possibilita a participação de instituições da rede pública nos torneios, como também abre portas para que jovens talentos descubram suas habilidades e desenvolvam todo o seu potencial.

Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação em Salvador aproxima jovens e famílias à ciência, por meio de feiras, mostras e competições. Esta edição reúne feira de iniciação científica, torneios de robótica e cubo mágico, laboratório de ciência interativa, oficinas, espaço kids, jogos de tabuleiro, além de apresentações culturais. Também haverá um concurso cosplay, que de acordo com a organização, promete animar o público e aproximar ainda mais a ciência do universo da criatividade.

O Festival tem como objetivo fortalecer a formação científica e tecnológica na Bahia e estimular o engajamento de escolas públicas e privadas em iniciativas inovadoras de aprendizagem. 

Além disso, o evento busca difundir o conceito STEAM (Science, Technology, EngineeringArts and Mathematics) como eixo integrador de competências essenciais, entre elas pensamento crítico, solução de problemas, criatividade, inovação, comunicação e colaboração.

Para a superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, o evento surge com a missão de oferecer um espaço acessível e inspirador, onde estudantes, educadores, pesquisadores, empreendedores e famílias possam experimentar, aprender e imaginar o futuro juntos com ações possíveis no presente. 

“O festival é um convite para que a cidade respire curiosidade, explore novas possibilidades e descubra como a ciência e a tecnologia podem impulsionar o desenvolvimento humano, social e econômico do nosso território”, afirma.

De acordo com Armando da Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia, instituições de ensino de outros estados e países integrarão o evento. "Pela primeira vez, teremos a honra de receber escolas de outros países, o que configura nosso evento como internacional, além de escolas públicas do nosso estado e unidades de outras regiões do país", explica Armando da Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia.

A retirada gratuita de ingressos pode ser feita pelo Sympla ou diretamente no local. O festival terá traslados gratuitos de van, partindo da AABB, em Piatã, até a porta da escola. Para quem vai de veículo próprio, há estacionamento no local.

Interessados em eventos de tecnologia e inovação podem conhecer mais iniciativas na Bahia, por meio do levantamento feito pelo Aratu On. Neles, startups de Salvador e nacionais, bem como empresas e investidores podem criar conexões, compartilhar tecnologias e ampliar negócios.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.