Turista chinês é preso por comandar garimpo ilegal na Bahia

Turista chinês estava em situação irregular no Brasil; no garimpo ilegal, foram encontradas aproximadamente 60 toneladas de quartzo

Por Anna Caroline Santiago.

Um turista chinês foi preso durante uma operação que desarticulou um garimpo ilegal em Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A ação, realizada na segunda-feira (25), também resultou na apreensão de explosivos de uso restrito, máquinas e mais de 60 toneladas de quartzo.

A operação teve início após uma denúncia anônima sobre um garimpo clandestino que funcionava havia cerca de dois meses, sem qualquer tipo de autorização legal.

+ Lula defende uso do poder da máquina pública contra garimpo ilegal

Turista chinês é preso por comandar garimpo ilegal na Bahia.Foto: SSP-BA

Durante a fiscalização no povoado Urucu, as equipes flagraram a extração ilegal de minério. No local, foram encontradas aproximadamente 60 toneladas de quartzo, entre material já transportado e estoque.

+ Polícia Federal cumpre mandados de prisão por garimpo ilegal no interior da Bahia

O estrangeiro, de origem chinesa e em situação irregular no país, foi identificado como responsável pela atividade e conduzido à Delegacia Territorial, onde foi autuado em flagrante. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) recolheu os explosivos e a atividade ilegal foi interrompida.

+ Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania defende sanções a empresa que se beneficiar de garimpo ilegal

Entre os materiais apreendidos estavam três sacos com 25 kg de explosivo de demolição tipo B (ANFO), três emulsões explosivas encartuchadas, um carretel com 200 metros de cordel detonante, 39 espoletas, além de duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, compressores industriais e um caminhão caçamba carregado.

No local, foram encontradas aproximadamente 60 toneladas de quartzo, entre material já transportado e estoque.Foto: SSP-BA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.