Turista chinês é preso por comandar garimpo ilegal na Bahia
Turista chinês estava em situação irregular no Brasil; no garimpo ilegal, foram encontradas aproximadamente 60 toneladas de quartzo
Um turista chinês foi preso durante uma operação que desarticulou um garimpo ilegal em Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A ação, realizada na segunda-feira (25), também resultou na apreensão de explosivos de uso restrito, máquinas e mais de 60 toneladas de quartzo.
A operação teve início após uma denúncia anônima sobre um garimpo clandestino que funcionava havia cerca de dois meses, sem qualquer tipo de autorização legal.
+ Lula defende uso do poder da máquina pública contra garimpo ilegal
Durante a fiscalização no povoado Urucu, as equipes flagraram a extração ilegal de minério. No local, foram encontradas aproximadamente 60 toneladas de quartzo, entre material já transportado e estoque.
+ Polícia Federal cumpre mandados de prisão por garimpo ilegal no interior da Bahia
O estrangeiro, de origem chinesa e em situação irregular no país, foi identificado como responsável pela atividade e conduzido à Delegacia Territorial, onde foi autuado em flagrante. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) recolheu os explosivos e a atividade ilegal foi interrompida.
Entre os materiais apreendidos estavam três sacos com 25 kg de explosivo de demolição tipo B (ANFO), três emulsões explosivas encartuchadas, um carretel com 200 metros de cordel detonante, 39 espoletas, além de duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, compressores industriais e um caminhão caçamba carregado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).