Trio é preso por fraude na compra de abadás em Salvador
Prisão aconteceu durante a Operação Abadá e grupo é suspeito de causar prejuízo superior a R$ 10 mil a uma loja da capital baiana
Por Laraelen Oliveira.
Três pessoas foram presas na manhã deste sábado (14), suspeitas de aplicar golpes na compra de abadás em um centro comercial no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. Dois homens, de 33 e 34 anos, e uma mulher, de 26, foram flagrados enquanto realizavam uma transação fraudulenta.
+ Veja onde entrar no Carnaval: mapa mostra portais de acesso nos circuitos
Operação Abadá flagra grupo em centro comercial
De acordo com as investigações da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), o grupo utilizava um programa para alterar o valor das compras no momento do pagamento. A loja afetada teria acumulado prejuízo superior a R$ 10 mil, resultado de diversas compras fraudulentas atribuídas aos suspeitos.

Equipes da especializada se deslocaram até o estabelecimento após apurações e surpreenderam os envolvidos durante a prática do crime. Um quarto integrante do grupo conseguiu fugir e está sendo procurado.
Os três suspeitos foram encaminhados à unidade policial e autuados em flagrante por associação criminosa e estelionato. Eles permanecem custodiados, à disposição da Justiça.
+ Carnaval 2026: MPBA cobra ajustes em camarotes de Periperi e Cajazeiras
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Abadá, deflagrada pela Decon, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). A iniciativa tem como objetivo coibir o comércio clandestino de abadás, combater fraudes contra consumidores e impedir a circulação de produtos irregulares. A operação seguirá até o fim do Carnaval.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Trio é detido por venda irregular de abadás em Salvador
Três pessoas foram presas nesta terça-feira (10) suspeitas de comercializar abadás de blocos e camarotes sem autorização dos organizadores, em Salvador. Ao todo, 151 peças foram apreendidas sob suspeita de venda irregular, e a origem do material ainda está sendo investigada pelas autoridades.
Dois dos suspeitos foram autuados em flagrante e identificados como receptadores. Com eles, a polícia encontrou abadás de camarotes sem comprovação de procedência, um abadá de bloco, um celular e caixas de canetas emagrecedoras à base de tirzepatida, produto importado do Paraguai sem autorização da vigilância sanitária.
+ SSP avalia ocorrências no Campo Grande e na Barra durante Carnaval de Salvador
Quatro homens são presos por furtos no Circuito Dodô durante o Carnaval
Quatro homens foram presos em flagrante na noite de sexta-feira (13), no Circuito Dodô (Barra-Ondina), no bairro da Barra, em Salvador, suspeitos de cometer furtos durante o Carnaval.

A ação policial começou após um folião perceber que o celular de uma amiga, que estava sob sua responsabilidade e guardado na cintura, havia sido furtado. O grupo foi localizado pouco depois, na Avenida Oceânica, nas proximidades do circuito. A vítima acionou uma equipe do Departamento de Polícia Ostensiva e reconheceu um dos suspeitos como autor do crime.
Mais de 500 objetos proibidos são retidos nos portais do Carnaval de Salvador
Quem passa pelos Portais de Abordagem do Carnaval de Salvador costuma imaginar que apenas armas e drogas são apreendidas. No entanto, o primeiro dia oficial da festa, na quinta-feira (12), revelou uma lista bem mais variada de itens barrados pela Polícia Militar.
Entre os mais de 500 objetos recolhidos estavam talheres, frascos de desodorante aerossol, canetas e até algemas, escondidos em bolsas e mochilas de foliões. A apreensão faz parte das ações de segurança adotadas para garantir a tranquilidade durante a folia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).