Três vereadores perdem mandatos em Lauro de Freitas por fraude à cota de gênero

Decisão do TRE-BA: Três vereadores perdem mandatos em Lauro de Freitas por fraude à cota de gênero

Por João Tramm.

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta quarta-feira (28), três vereadores perdem mandatos em Lauro de Freitas por fraude à cota de gênero. O caso, na Região Metropolitana de Salvador, foi constatado nas eleições de 2024.

A decisão foi tomada por maioria, com os integrantes da Corte acompanhando o voto do relator do processo, desembargador Ricardo Maracajá. Ele apontou inconsistências na formação das chapas, especialmente em relação às candidaturas femininas apresentadas por partidos que concorreram ao pleito.

Decisão do TRE-BA: Três vereadores perdem mandatos em Lauro de Freitas por fraude à cota de gênero; Foto: Reprodução / Portal dos Municípios

Três vereadores perdem mandatos em Lauro de Freitas por fraude à cota de gênero

Com o julgamento, tiveram os mandatos cassados os vereadores Joelio Araújo (PSD), Beço Gente da Gente (PSD) e César da Lindóia (PSB).

Além disso, o TRE-BA determinou a recontagem do quociente eleitoral, o que altera a distribuição das cadeiras na Câmara Municipal. Com a nova totalização, passam a assumir as vagas os suplentes Manasses, Criolo e Flor.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

A ação foi proposta pelo partido Avante, que questionou na Justiça o cumprimento da legislação eleitoral, a qual estabelece um percentual mínimo de candidaturas femininas nas disputas proporcionais.

De acordo com o entendimento do tribunal, há indícios de uso indevido da política de cota de gênero, prática que compromete a lisura e a legitimidade do processo eleitoral.

Apesar da decisão, ainda é possível a apresentação de recursos às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Iniciado o julgamento em novembro de 2025, as candidaturas de Lia (PSB) e Bete Paes (PSD) foram duas dos alvos dessa apuração. Os nomes eram da chapa do candidato do PT, Antonio Rosalvo (PT), que perdeu a eleição para Débora Régis (União Brasil). No início da gestão, a recém prefeita de Lauro de Freitas chegou a anunciar calamidade financeira no município.

Vereadores que perderam mandatos em Lauro de Freitas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.