Tenistas estrangeiros são presos em SC por injúria racial
Caso foi registrado durante o Itajaí Open de Tênis; tenistas estrangeiros teriam ofendido torcida e funcionário do clube após derrota
Por Da redação.
Fonte: SBT News, com informações da SCC10
Dois atletas estrangeiros, um venezuelano e um colombiano, foram detidos na tarde desta quinta-feira (22) após pratica de injúria racial durante o torneio Itajaí Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim, em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta das 16h15 e mobilizou a Polícia Militar.

De acordo com a PM, os atletas teriam se exaltado após perderem uma partida e passaram a ofender a torcida e um funcionário do clube com palavras e gestos de cunho racista. Quando a guarnição chegou ao local, os envolvidos já haviam deixado o evento e se deslocado para um hotel da cidade.
Uma equipe policial seguiu até o hotel e localizou um dos atletas, um venezuelano de 26 anos, que teria feito gestos discriminatórios, imitando um macaco ao coçar as axilas em direção à torcida. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Polícia, onde foi autuado pelo crime de injúria racial.
A vítima das ofensas e uma testemunha também compareceram à delegacia. No local, foi constatada a presença do segundo atleta, um colombiano de 25 anos, acusado de ter chamado um funcionário do clube de “macaco”. Diante dos fatos, a Polícia Militar deu voz de prisão ao segundo envolvido, pelo mesmo crime.
A pena prevista para o crime de injúria racial varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.
Organização se manifesta
O Instituto Sports, organizador do torneio, se pronunciou sobre o caso por nota oficial nesta quinta-feira (22).
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”, comunicou o clube ao site Olimpíada Todo Dia.
O caso começou após a dupla ser derrotada no jogo contra a dupla brasileira Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro.
Turista do RS é presa por injúria racial no Pelourinho, em Salvador
Uma turista, identificada como Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos, do Rio Grande do Sul, foi presa em Salvador, nesta quarta-feira (21), suspeita de cometer injúria racial contra uma comerciante que trabalhava no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.

De acordo com informações da Polícia Civil, a mulher teria proferido ofensas de cunho racial e cuspido na vítima durante a ocorrência.
Agentes da Polícia Militar conduziram a suspeita à unidade policial especializada. Ainda segundo a polícia, mesmo após a detenção, a mulher manteve comportamento discriminatório ao exigir atendimento exclusivo por um delegado de pele branca.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).