Situação desumana: Homem mantinha família em cárcere privado há um ano
O homem mantinha a família em cárcere privado desde 2024, em uma área de difícil acesso em Ibotirama, além de abusar sexualmente da própria filha, de 8 anos
Por Lucas Pereira.
Um homem de 34 anos foi preso preventivamente, em Ibotirama, acusado de manter a família em cárcere privado, há pelo menos um ano. Ele mantinha a esposa, de 27 anos, e seus dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 5, em uma casa sem estrutura localizada em uma área de mata da cidade.
Além disso, de acordo com a Polícia Civil, ele teria abusado sexualmente da própria filha. As investigações tiveram início a partir de denúncia formalizada em julho.
O homem, que trabalhava como pescador, chegou a residir com a família em Muquém do São Francisco e, após diligências policiais, resolveu se mudar para uma área de mata fechada, de difícil acesso, somente alcançada por embarcações, o que dificultou sua localização pelas forças de segurança.
Os policiais conseguiram localizar a residência na manhã de segunda-feira (29). No local, a mulher e as crianças foram resgatadas e encaminhadas para acompanhamento da rede de proteção social. Relatórios apontam que as vítimas não tinham acesso à escola e os raros encontros com outras pessoas eram permitidos apenas com a autorização do homem.
A ação integrada contou com a Delegacia Territorial de Muquém do São Francisco, o Setor de Investigação da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa), a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama) e o Ministério Público. O preso foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
Confira imagens da casa onde a família era mantida em cárcere privado: pic.twitter.com/jiDKtL5lCn
— Aratu On (@aratuonline) September 30, 2025
Outros casos de cárcere privado na Bahia
Vale relembrar um caso semelhante ocorrido em 2025, de um pai que foi preso por estuprar e ter tido dois bebês com a própria filha, na cidade de Itamaraju.
Já no mês de abril, uma mulher de 27 anos foi resgatada pela Polícia Civil após viver sob cárcere privado em Xique-Xique, no oeste da Bahia. Segundo a corporação, ela foi vítima de violência doméstica e abuso sexual praticado pelo companheiro, de 24 anos, que foi preso em flagrante.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).