Segurança do Carnaval da Bahia é referência para outros estados, diz coronel da PM

Operação de segurança no Carnaval da Bahia terá número recorde, com 37 mil agentes e aproximadamente 5 mil câmeras de monitoramento

Por, Ananda Costa e Dinaldo dos Santos.

Faltam cerca de seis dias para a maior festa de rua do mundo, e a Secretaria da Segurança Pública anunciou, nesta sexta-feira (6), como vai funcionar a operação para o Carnaval da Bahia 2026.

Operação Carnaval 2026. Foto: PMBA

Durante a coletiva da Operação Carnaval 2026, o coronel da Polícia Militar, Antônio Carlos Silva Magalhães, explicou que o esquema montado contará com serviços de inteligência e seguirá o padrão adotado nos últimos anos, com reforços estratégicos.

“Nós vamos fazer o que fazemos todos os anos, agora incrementando principalmente o trabalho de inteligência. Vamos trabalhar com inteligência e com novas tecnologias que facilitem o nosso trabalho, não só na avenida, mas também no entorno dos grandes circuitos”, afirmou.

Além disso, o coronel informou que o modelo de segurança adotado na Bahia serve de inspiração para outros estados, que chegam a visitar a festa para entender como é realizado o Carnaval, especialmente na capital baiana.

“Somos, inclusive, copiados por outros estados e até por outros países. No ano passado, recebemos policiais que vieram ver como realizamos esses grandes eventos. Tenho certeza de que estamos preparados para oferecer ao folião o melhor possível e a segurança que ele tanto espera. Vamos fazer uma excelente festa, se Deus quiser”, concluiu.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

O secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, também destacou que o Carnaval da Bahia contará com um número recorde de agentes de segurança, totalizando cerca de 37 mil profissionais envolvidos na operação. 

Além disso, a festa terá o apoio de aproximadamente 5 mil câmeras de monitoramento distribuídas em mais de 150 cidades que realizarão o Carnaval. Somente em Salvador, serão 2.500 câmeras, sendo metade delas com tecnologia de reconhecimento facial.

Segurança no Carnaval dos Bairros

Salvador vai contar com um esquema especial de segurança durante o Carnaval nos Bairros, com reforço no policiamento e monitoramento eletrônico. O Nordeste de Amaralina será uma das áreas com atenção prioritária, após as operações policiais em decorrencia da morte do policial Glauber Rosa Santos, morto em confronto nesta terça-feira (3).

O cabo tinha 42 anos e era lotado no 30º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no bairro do Nordeste de Amaralina. Glauber ingressou na Polícia Militar em 2009 e deixou  dois filhos: uma menina de 8 anos, que completou aniversário nesta segunda-feira (2), e um menino de 4 anos.

De acordo com o secretário Marcelo Werner, os carnavais de bairro terão patrulhamento ostensivo e estruturas móveis de monitoramento. “Teremos carnavais nos bairros, esses carnavais de bairro também terão patrulhamento e sistema de monitoramento, inclusive dois deles com uma plataforma de observação elevada, com câmeras e monitoramento in loco”, afirmou.

LEIA MAIS: Confira mudanças nas linhas de ônibus para o Carnaval de Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.